Florianópolis, 19.05.2025 – Ponte Serrada, no Oeste catarinense, firmou parceria com o SESI/SC para oferecer ensino em tempo integral aos estudantes da rede pública.
Com a iniciativa, o município se destaca como referência regional no cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação, que prevê a ampliação da oferta de tempo integral nas redes públicas.
O gerente do SESI e SENAI/SC na região, Jardel Carminatti, destaca que o modelo educacional do SESI/SC se baseia em práticas pedagógicas ativas, cultura maker e desenvolvimento de competências socioemocionais.
“Com oficinas como robótica, ciências e invenções, comunicação e mídias, yoga e meditação, os alunos desenvolvem não apenas conhecimento acadêmico, mas também habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e autorregulação emocional”, afirma.
INTERDISCIPLINAR
O coordenador de Educação Básica do SESI/SC na região, Márcio Gonçalves da Rosa, acrescenta que a abordagem estimula o protagonismo estudantil. “Práticas interdisciplinares ampliam a conexão entre saberes e, ao investir em competências socioemocionais, formamos um sujeito ético, empático e resiliente.”
Para o secretário de Educação de Ponte Serrada, Adilso Adriano Teixeira, o modelo representa uma virada de chave. “Não estamos apenas ampliando o tempo na escola, mas qualificando este tempo com intencionalidade pedagógica, alinhada às exigências da formação integral. A parceria com o SESI/SC agrega valor técnico e metodológico à nossa política educacional.”
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas