Plataforma ‘Eu Voluntário’ quer ampliar voluntariado em Jaraguá do Sul

Ferramenta foi apresentada nesta terça, dia 2, em evento na Associação Empresarial de Jaraguá do Sul

Florianópolis, 03.05.2023 - A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS) apresentaram nesta terça-feira (2) a plataforma digital do programa Eu Voluntário, iniciativa estadual que passa a ter um braço digital no município, com o objetivo de ampliar a presença da comunidade em ações na área social.

A plataforma tem como principal objetivo fortalecer a participação da comunidade em ações que gerem bem-estar e qualidade de vida, beneficiando principalmente setores mais vulneráveis. De maneira funcional, a ferramenta tem como propósito conectar empresas, organizações sociais, poder público e pessoas que já atuam ou têm interesse em realizar atividade voluntária em áreas como saúde, educação e cultura, entre outras frentes onde Jaraguá do Sul já é referência de mobilidade social.

🔹 Conheça a plataforma e voluntarie-se.

Célio Bayer destaca que o recurso dará ainda mais visibilidade ao trabalho colaborativo que já envolve diversos segmentos da comunidade, permitindo que mais pessoas conheçam as entidades que atuam na área social e, com isto, motivando quem ainda não participa a se envolver com a causa. “Da mesma forma, estas entidades também apresentam por meio da plataforma suas necessidades, contando com mais engajamento por recursos humanos ou materiais que beneficiarão aqueles que mais precisam”, completa.

Daren de Souza lembrou que o desenvolvimento da plataforma é mais um exemplo de sinergia entre as entidades, que já atuam fortemente em programas de qualificação de trabalhadores, de inclusão social, saúde e educação, como o Movimento SC pela Educação e o Fundo Social, por exemplo. “Os resultados somente são possíveis pela parceria que encontramos nas Prefeituras e na classe empresarial, que apoiam e participam destas frentes nos municípios da região”, assinalou.

Para viabilizar o projeto, o Núcleo de Voluntariado Corporativo da ACIJS e a FIESC uniram expertises e o conhecimento técnico, somando a capacidade de mobilização que torna Jaraguá do Sul referência no estado, a recursos de digitalização e de conectividade disponíveis, integrando a plataforma ao programa estadual Eu Voluntário.

A secretária Níura Demarchi dos Santos enalteceu a iniciativa que, segundo ela, representa importante ajuda para que o município possa atuar de maneira cada vez mais eficiente na área social. “É um trabalho ao qual temos nos dedicado, organizando as informações e estruturando com uma equipe profissional, mas no setor público às vezes nos faltam braços e precisamos contar com esta participação das entidades”, ressalta. Hoje, em Jaraguá do Sul, mais de 9 mil famílias dependem de algum tipo de ajuda do município, suprindo diferentes carências. “O que faz a diferença é o braço do terceiro setor, das empresas, atuando junto com o município”, reconhece a secretária.

Para a vice-presidente da ACIJS, Caroline Obenaus Cani, por meio da plataforma, o Comitê de Responsabilidade Social reforça a presença da entidade como motivadora da classe empresarial. Ela lembra que a ideia de organizar de forma estruturada o trabalho que diversas organizações da sociedade civil já realizam há anos era demanda que vinha merecendo a atenção da Associação. Como o Núcleo Empresarial de Voluntariado Corporativo envolve representantes de empresas associadas, com o propósito atuar na mesma direção, buscou-se a expertise da FIESC para que o trabalho pudesse ganhar ainda mais impulso. “Com a plataforma, nós conectamos estas frentes e o resultado será um trabalho ainda mais forte, de maneira colaborativa em que as entidades sem fins lucrativos ganham mais visibilidade e a comunidade um canal onde as pessoas podem participar como voluntárias”.

Segundo Edna Zamboni, do Núcleo de Voluntariado Corporativo, com a plataforma em andamento, a meta agora é buscar a adesão de mais interessados. “É uma rede que une entidades de classe, organizações sociais e voluntários, para que se tenha resultados ainda melhores na comunidade”.

O lançamento da plataforma contou com a presença do vice-presidente regional da FIESC no Vale do Itapocu, Célio Bayer; da gerente regional do SESI e do SENAI, Daren de Souza; do gerente de Responsabilidade Social da FIESC, Sandro Volpato Faria; da vice-presidente da ACIJS, Caroline Obenaus Cani, que também é curadora do Comitê de Responsabilidade da entidade; e da secretária de Desenvolvimento Social e Habitação do município, Níura Demarchi dos Santos. Participaram ainda representantes de organizações sociais com atuação no município, que integram o Núcleo de Voluntariado Corporativo da Associação Empresarial, responsável pela implementação do projeto juntamente com a área de Responsabilidade Social da FIESC.

Com informações da assessoria de imprensa regional da FIESC.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC