Florianópolis, 11.03.2024 - A economia de Santa Catarina cresceu 3,7% em 2023 em relação ao ano anterior e atingiu R$ 505,3 bilhões, segundo o governo do estado. O resultado superou o incremento do PIB país, de 2,9% em igual período. Os dados são do Boletim de Indicadores Econômico-Fiscais de Santa Catarina.
Segundo o documento, a agropecuária foi um dos destaques que ajudaram a puxar para cima o PIB de SC, com crescimento de 12,7%, influenciado principalmente pela agricultura, que cresceu 20% no ano passado.
O volume de atividades turísticas teve também participação significativa, com aumento de 6,7% no ano passado. O setor de serviços teve alta de 4,7%, com destaque para transportes, comércio, alojamento e alimentação e demais serviços prestados às famílias.
A indústria de transformação, no entanto, fechou 2023 com resultado negativo pelo segundo ano consecutivo, e recuou 1,4%. O desempenho foi influenciado pelas elevadas taxas de juros praticadas no Brasil e no mundo, que retraíram a demanda interna e o comércio mundial, entre outros fatores, segundo o documento, que pode ser acessado aqui.
Com informações da SECOM/SC
Agropecuária, Serviços e Turismo contribuem para resultado positivo e acima do PIB brasileiro