Pesquisadores do SENAI/SC têm reconhecimento da Petrobras

Florianópolis, 24.5.2023 – Os pesquisadores Carlos Nogueira, Ismael Secco, Diego de Souza e Doglas Negri, dos Institutos SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e em Processamento a Laser, de Joinville, foram agraciados com o Prêmio Inventor Petrobras 2023. O reconhecimento foi prestado a todos os 477 profissionais da estatal ou de organizações parceiras que atuaram nas inovações que geraram os 128 pedidos de patentes depositados pela companhia petrolífera em 2022. Com este volume, a empresa é a maior depositante de patentes no Brasil. As homenagens foram realizadas nesta quarta (25), no Rio de Janeiro.

Os profissionais dos Institutos do SENAI em Santa Catarina participaram dos projetos Robô de Difícil Acesso (RDR-A) e MDSeal. O primeiro permite atividades em locais onde a ação humana é dificultada. Já o segundo, consiste em um sistema que monitora a integridade de risers (equipamentos que interligam as linhas de produção submarinas às plataformas). Também integraram o desenvolvimento desses dois projetos os profissionais da Petrobras Volney Soares e André Koebsch.

Ismael Secco destaca que a homenagem é um reconhecimento à contribuição dos pesquisadores no desenvolvimento econômico do país. “Foram trabalhos realizados a várias mãos e que geram e agregam valor não somente à empresa, mas a toda a sociedade”, disse.

“A pesquisa e inovação do Instituto SENAI de Joinville em parceria com a Petrobras tem desenvolvido robôs ‘não convencionais’, cujos movimentos mimetizam os de uma aranha, uma cobra, uma lagartixa, um polvo, um caranguejo, um mandruvá”, afirma o pesquisador -chefe do Instituto, Luís Gonzaga Trabasso. “Esses projetos têm em comum a defesa intransigente da segurança dos colaboradores Petrobras em seus ambientes de trabalho; todos os robôs SENAI-Petrobras - inspirados na natureza - ostentam o signo MHHER - Minimizar (o tempo de) Homem Hora Exposto ao Risco”, acrescenta.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR