Pesquisadores catarinenses do SENAI recebem Prêmio Inventor Petrobras

Eles depositaram patentes no INPI de tecnologias que integram o Annelida, um robô que imita o movimento das minhocas e foi projetado para desobstruir dutos do pré-sal

Florianópolis, 16.11.2022 – Seis pesquisadores do Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Sistemas Embarcados, de Florianópolis, receberam o Prêmio Inventor Petrobras 2022, destinado a profissionais que ao longo do ano depositaram patentes de projetos relacionados à empresa no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Em 2022, o SENAI depositou três patentes referentes ao robô Annelida – uma delas pelo ISI Embarcados, outra pelo ISI Engenharia de Polímeros, de São Leopoldo-RS, e a terceira envolvendo pesquisadores de ambos os institutos. Os catarinenses premiados são Anselmo Silva, Fabrizio Maziero, Renato Simão, Leonardo Mai, Willian Henrique e Augusto Parigot.

Instituído em 2001, o prêmio é um reconhecimento da estatal aos profissionais da própria empresa ou de parceiros que contribuam para o desenvolvimento de projetos tecnológicos de seu interesse. É o caso do robô Annelida, projetado para desobstruir os dutos do pré-sal e que reproduz o deslocamento peristáltico das minhocas, aquele movimento cujos avanços e retornos ocorrem através de repetições de contração e dilatação do seu corpo. Essa inspiração tecnológica na natureza recebe o nome de biomimetismo.

A complexidade do robô demanda o desenvolvimento simultâneo de inúmeras tecnologias. Além dos ISI de Sistemas Embarcados e de Engenharia de Polímeros, o trabalho envolve o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e de Processamento a Laser (Joinville-SC); as universidades de São Paulo (USP, campus de São Carlos-SP) e Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, de Porto Alegre-RS); o UpSensor (de São Leopoldo). Empresa cliente do projeto, a Petrobrás participa por meio do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes).

A proposta do projeto é reduzir custos, desperdícios e descarte de material, com a ampliação da vida útil dos dutos, que podem ter até 15 quilômetros de extensão. O petróleo bruto extraído a uma temperatura entre 60 e 70 graus Celsius na área do pré-sal vai perdendo temperatura até chegar à superfície. Com esse resfriamento, hidratos e parafinas aderem às paredes dos dutos, reduzindo sua capacidade de extração. Com o movimento das minhocas, o Annelida deve percorrer internamente os dutos, retirando essa “gordura” localizada.  Conforme o pesquisador Anselmo Silva, a ideia inicial era gerar um equipamento capaz de recuperar linhas de produção obstruídas por hidratos e fora de operação. “A evolução do projeto levou a este modelo, que se tornou um meio de levar as mais diversas ferramentas para intervenção interna em dutos”, afirma o pesquisador.

Nesta 22ª edição, o Prêmio Inventor Petrobrás recebeu inscrições de 119 projetos (patentes depositadas), que envolveram 536 pesquisadores – 252 da Petrobras e 284 ligados a entidades parceiras. O Annelida também recebeu o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica, concedido pela Agência Nacional de Petróleo 2020 (entregue em 2021), do qual foi finalista também em 2019. Já o robô de pintura de plataforma petrolíferas, em desenvolvimento pelo ISI Sistemas de Manufatura e de Processamento a Laser também para a Petrobras recebeu o Prêmio Inventor Petrobras 2019.

Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados

Referência na pesquisa e no desenvolvimento a partir da inovação, o Instituto atua em parceria com as empresas para criar soluções que envolvem o desenvolvimento de software, hardware e ciência de dados (como Inteligência Artificial), gerando novos produtos que abrangem Transformação Digital, IoT (Internet das Coisas), Indústria 4.0 e máquinas e equipamentos inteligentes. Com profissionais qualificados e alta tecnologia, o Instituto oferece pesquisas aplicadas de ponta para a indústria.

Clique aqui para saber mais