Pesquisador do SENAI palestra em evento global de manufatura sustentável

Luís Gonzaga Trabasso vai defender que produção de peças sob demanda por impressão 3D reduz custos e é mais sustentável; inteligência artificial ajuda a reduzir falhas

Florianópolis, 01.12.2023 - A fabricação de peças de manutenção sob demanda, por meio de manufatura aditiva (popularmente conhecida como impressão metálica 3D), reduz a necessidade de estoques e de transporte e elimina a fabricação de peças desnecessárias, contribuindo para a sustentabilidade do planeta. Esse será o principal argumento de Luís Gonzaga Trabasso, pesquisador-chefe dos Institutos SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e em Processamento a Laser, de Joinville, na palestra que vai proferir na 19ª Conferência Global sobre Manufatura Sustentável, que ocorre de 4 a 6 de dezembro, em Buenos Aires.

Gonzaga também vai defender que o uso da inteligência artificial ajuda a identificar com maior rapidez e acerto os modos de falhas das peças bem como os parâmetros do processo de impressão tais como, potência do laser e espessura das camadas de pó metálico.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR