Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Pesquisador da Paraíba discute uso de inteligência artificial na segurança pública 

Em outra palestra, empresa catarinense apresenta um torniquete para tratamento pré-hospitalar

Florianópolis, 16.05.2024 - Para o professor Heleno Bispo, coordenador de Projetos Estratégicos com Inteligência Artificial (IA) da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), as técnicas e ferramentas de inteligência artificial se tornam cada vez mais essenciais no cotidiano da sociedade, inclusive no segmento de defesa e segurança pública. Ele proferiu palestra sobre o tema na SC Expo Defense 2024 - Inovação e Tecnologia, nesta quinta (16), na FIESC.

::: Clique aqui para ver a cobertura fotográfica da Expo Defense

::: E aqui para ver a programação e inscrições

O pesquisador apresentou uma série de projetos de IA ligados às áreas de defesa, segurança pública e em tribunais de justiça. Segundo o especialista, a IA pode ter diversas aplicações na área de segurança pública. Por exemplo, quanto ao trânsito, para identificar faixas de rolamento, estimar velocidades, reconhecer os veículos ou placas, consultar placas na base de informações das autoridades de trânsito. Em relação a pessoas, a IA pode auxiliar no reconhecimento facial, estatísticas, segurança e teste de vivacidade. Entre os projetos que ele citou como exemplos, estão os sistemas que auxiliam a leitura e tratamento inicial de processos judiciais em tribunais de seu estado e nacionais.  “A base da IA é a estatística e fatores ou parâmetros calibrados, para dar as respostas adequadas”, afirmou.

Bispo participa de grupo multidisciplinar de pesquisa que congrega diversas entidades e que totaliza mais de 100 artigos científicos publicados em áreas como engenharia de software e inteligência artificial. O grupo tem mais de 15 registros de software depositados no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), além de manter colaboração internacional com pesquisadores dos EUA, Alemanha, Noruega, entre outros.

Indústria de Nova Trento apresenta torniquete de aplicação pré-hospitalar

Hemorragia intensa pode levar uma pessoa à morte em três a cinco minutos. Para auxiliar nos cuidados pré-hospitalares de pessoas acidentadas e com elevada perda de sangue, a Desmodus, de Nova Trento, lançou em 2021 o torniquete T-APH. Tanto a empresa quanto o produto são classificados como “estratégicos de defesa”, o que garante condições especiais no fornecimento ao setor nacional de defesa. O produto foi apresentado durante a Expodefense pelo diretor-executivo e gerente de projetos da Desmodus, Cleber Battisti Archer, arquiteto de formação. 

O nome da empresa é inspirado no Dosmodus Rotundos, uma das três espécies de morcego-vampiro que existem no Brasil. O produto, que chegou ao mercado depois de dois anos de pesquisa, pesa 89 gramas e é composto por poliéster. Em testes comparativos com produtos similares, todos de fabricação internacional, o T-APH teve a aplicação mais rápida, em 20 segundos.

“A atuação do Condefesa [da FIESC] é excepcional e nos permite vislumbrar muitas oportunidades”, afirmou Archer. 

Sobre a Expo Defense

A SC Expo Defense pretende conectar empresas de todos os portes e segmentos com as Forças Armadas, não somente as que produzem produtos ou serviços específicos de defesa e segurança. Apesar de focado em tecnologia e inovação, o evento está aberto a indústrias que possam fornecer materiais para as atividades de apoio e também materiais de consumo para o efetivo, que vão desde meias a alimentos, por exemplo. 

O evento conta com a participação da Marinha, Exército e Aeronáutica e já tem a confirmação da participação de empresas como Clemar Engenharia, Intelbras, Emgepron, Fundação CiTeb, Schaefer Yatchs, Imbel, Olsen, Altona, Dígitro, Viposa, Black Marine, SMC Technologic, 4C Foresee, entre outras. 

 

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR

 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn