Pesquisa de inovação de SC tem alcance global

Três projetos de pesquisa em andamento nos Institutos SENAI de Inovação de Joinville e Florianópolis envolvem institutos congêneres da Alemanha e da República Tcheca e mais de duas de dezenas de indústrias de pequeno e grande porte brasileiras, alemãs e tchecas

Florianópolis, 28.10.2022 – Ao menos três projetos de pesquisa desenvolvidos pelos Institutos SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser (instalados em Joinville) e em Sistemas Embarcados (de Florianópolis) têm alcance global – envolvendo institutos congêneres europeus e indústrias do Brasil, Alemanha e República Tcheca. Esses projetos mobilizam em torno de 2,5 milhões de dólares e integram 14 empresas de grande porte e uma dezena de micro e pequenas empresas.

Os projetos de revestimento metálico a laser (cladding) de altíssima velocidade (EHLA) e de gestão de ferramentas de injeção plástica recebem o apoio da Rede de Pesquisa da União Europeia Cornet (Collective Research Networking). Entre as exigências da Cornet está a inclusão de, pelo menos, cinco micro e pequenas indústrias. Esses dois projetos envolvem também nove grandes indústrias brasileiras e alemãs e contam com parceria de unidades do Instituto Fraunhofer localizados em Aachen e em Berlin.

O projeto de revestimento a laser de faces cortantes de ferramentas industriais conta com as parcerias do Instituto Hilase, da República Tcheca, e de três grandes empresas (duas brasileiras e uma tcheca).

“Essa integração com institutos e empresas de outros países permite inserir a indústria nacional no estado da arte global da inovação”, afirma o Pesquisador-Chefe dos Institutos SENAI de Inovação  de Joinville, Luís Gonzaga Trabasso.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR