Pesquisa de empregabilidade quer traçar mapa do emprego em Blumenau

Iniciativa que envolve FIESC, SESI, SENAI, poder público e outras entidades empresariais e de ensino da cidade, será aplicada nas áreas de serviço, comércio e indústria

Blumenau, 19.8.2022 - Entidades que representam os setores produtivos de Blumenau, incluindo a Fiesc, em parceria com instituições educacionais e a Prefeitura de Blumenau estão desenvolvendo o “Projeto de Empregabilidade”. A iniciativa, que envolve ao todo 17 instituições, tem como objetivo traçar um panorama da mão de obra disponível na cidade e empregar quem está fora do mercado de trabalho.

Foram elaborados três questionários, que estão sendo aplicados nas empresas, agências e consultorias de recursos humanos e instituições de ensino. No setor produtivo, a aplicação abrange as áreas de indústria, comércio e serviço e vai mapear o atual cenário de empregos, distribuição de cargos, funções e nível de escolaridade dos colaboradores. Nas agências e consultorias de recrutamento, o foco da pesquisa é entender a dinâmica das vagas disponíveis no mercado. Já nas unidades de ensino, o objetivo é mapear os cursos que mais formam profissionais, quais têm mais procura e quais empregam mais.

::: Quem deseja responder à pesquisa, contribuindo para o levantamento de dados, têm até dia 26 de agosto. Para isso, é necessário clicar no link relacionado o setor de interesse:

Com os dados em mãos, a segunda fase do projeto vai analisar as informações colhidas e buscar soluções de curto e médio prazo com foco na formação de mão de obra para sanar as áreas deficitárias e capacitação de quem se encontra à margem das oportunidades. Mais informações sobre a pesquisa podem ser solicitadas pelo e-mail administrativo@acib.net.

Entidades participantes do projeto:

• FIESC
  • SENAI