Mapa do Trabalho Industrial estima que, no período, cadeia do setor produtivo no estado precisará de 224,9 mil profissionais neste setor; SENAI/SC tem cursos

Florianópolis, 18.11.2024 – Logística é a área da indústria que mais vai precisar de trabalhadores de 2025 a 2027, de acordo com o Mapa do Trabalho Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O documento estima que, no período, a cadeia industrial catarinense precisará de 224,9 mil trabalhadores nesta área, em funções como técnico de controle de produção, almoxarife, armazenista e motorista de veículos de cargas.

Para ajudar quem procura trabalho e esteja considerando o setor de logística, a Indústria News pesquisou sobre o tema e lista abaixo oito perguntas e respostas a respeito.

>>> Confira página de SC no Mapa do Trabalho Industrial

>>> Para mais conteúdos como este, siga a Indústria News

1) O que é logística?
Em empresas, é a área que controla transporte, armazenamento, estoque e distribuição, de modo que produtos e serviços cheguem no prazo e nas condições adequadas.

2) O que faz o profissional da área?
Entre outras tarefas, cuida da gestão de transporte (escolhe o transporte adequado às mercadorias, se rodoviário, ferroviário, aéreo ou marítimo), armazenagem e distribuição (pensa os estoques e define localização dos centros de distribuição) e planejamento e controle de produção (define processos para que os produtos sejam fabricados e entregues no prazo).

3) Onde o profissional de logística pode trabalhar?
A indústria costuma ser o principal empregador. Outros são empresas de transportes, empresas de e-commerce, centros de distribuição, distribuidoras, portos, aeroportos e até o setor público, com gestão de suprimentos.

4) Quais são as principais habilidades?
Como se trata de uma área ligada a processos, é necessário que o profissional tenha organização, capacidade de planejamento, visão estratégica, habilidade para resolver problemas e diálogo com públicos diferentes.

Escolher o transporte adequado às mercadorias é um dos desafios de quem trabalha no setor (Freepik)

5) Qual a rotina do profissional?
Pode variar em função da empresa, da época do ano e da mercadoria com que se trabalha, mas no geral inclui monitorar pedidos, coordenar transportes, gerenciar estoques, acompanhar o fluxo de mercadorias, otimizar processos e resolver problemas logísticos.

6) Quanto ganha um profissional do setor?
No Brasil, um operador de logística (cargo básico) ganha de R$ 2,5 a R$ 3 mil, segundo estimativa do portal Glassdoor, que leva em conta salários declarados pelos usuários. O valor pode subir, dependendo do cargo e das responsabilidades.

7) Como me tornar um profissional de logística?
Não existe caminho único. Algumas empresas podem exigir formação completa na área, o que inclui ensino superior. Mas é comum ingressar no mercado apenas com cursos técnicos ou migrando de área dentro da empresa.

8) O SENAI/SC tem cursos na área?
Sim. Há opções EAD e presenciais, dependendo da cidade. Alguns deles são Planejamento e controle da produção, Noções de logística internacional, Qualidade e produtividade e Controle de produção, qualidade e produtividade. Mais detalhes neste link.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

* indicates required

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/18, o titular do dado manifesta a concordância no tratamento dos dados pessoais fornecidos para o recebimento de boletins informativos e a FIESC compromete-se em cumprir suas obrigações referentes ao tratamento dos dados.

Acesse nossa política de privacidade para saber mais.

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn