Florianópolis, 11.03.2016 – As histórias de Gelsomar Sbardelotto, Franciela Santin e Tiago Conte retratam pessoas dedicadas, movidas pelo desejo de adotar e manter hábitos de vida saudáveis. Eles conciliam o trabalho com a prática regular de atividade física e foi graças a essa ginástica do dia a dia aliada à força de vontade em superar desafios, que eles estiveram entre os escolhidos para conduzir a tocha olímpica em Santa Catarina, evento que ocorreu neste domingo (10), em Florianópolis.
Durante a passagem da tocha, cada condutor percorreu um trecho de, aproximadamente, 200 metros. Os escolhidos para este ato ficaram em pontos específicos, esperando que o condutor anterior realizasse o "beijo da tocha" - a passagem da chama de uma tocha para a outra -, até a conclusão do trajeto acendendo a pira olímpica. "Para nossa surpresa e alegria, eu fui o condutor de número 87 e a Franciela de número 88, ou seja, fizemos juntos o 'beijo da tocha' ", contou Gelsomar. "Certamente esta foi uma forma de coroar toda a nossa mudança no estilo de vida, de demonstrar toda a nossa paixão pelo esporte", disse Franciela.
“Participar deste evento significou muito para mim. No esporte, é gratificante se preparar por um longo período e ao final conseguir cruzar a linha de chegada cumprindo o que foi colocado como meta. A passagem da tocha ilustra isso, foco, determinação, comprometimento. Quero que represente para a minha filha a mensagem de dedicação e vida saudável”, enfatizou Tiago.
Histórias de superação
Gelson e Fran, como são mais conhecidos, são casados e há dois anos resolveram deixar para trás a vida sedentária. O que motivou a mudança, foi um pedido simples e sincero da esposa ao marido para que ele, então pesando 113 quilos, adotasse um estilo de vida mais saudável. Gelson aceitou, e ela acompanhou a decisão. O casal melhorou seus hábitos alimentares e passou a correr. "Iniciei com o propósito único de ajudar meu esposo a perder peso. Lembro bem de nosso primeiro dia, quando cheguei e falei: 'eu só vim acompanhá-lo, não tenho pretensão alguma'. A verdade é que no terceiro ou quarto treino eu já estava apaixonada pela corrida. Em dois meses de treino fiz minha primeira prova, a SESI Life Run, de 5km, em 2014", diz Fran. Gelson conta que a alimentação saudável e a corrida mudaram suas vidas radicalmente. "Até agora perdi 35 quilos. É bom lembrar que também tivemos o apoio do SESI nessa mudança. Hoje participamos de corridas promovidas pela entidade, como o SESI Corridas do Bem, e aliamos o lazer com a prática de atividades físicas", disse Gelson.
Tiago sempre teve ligação com o esporte e ainda pequeno, quando praticava taekwondo, conquistou uma alta graduação na modalidade. Mesmo depois de adulto, manteve a rotina da prática de atividade física. Passou a pedalar e depois a praticar o triathlon. “Antes de começar a fazer provas de triathlon eu estava muito motivado com as pedaladas e resolvi ir de bicicleta de Florianópolis até Chapecó. Registrei toda a viagem”, relata Tiago, acreditando que o comprometimento com o esporte foi essencial na sua escolha para condução da tocha. Após passar por Florianópolis, a tocha seguirá para as seguintes cidades: Biguaçu, Balneário Camboriú, Itajaí, Ilhota, Gaspar e Blumenau.
Assessoria de Imprensa – FIESC
48 3231-4671 / 8421-4224
mirianemc@fiesc.com.br