Participantes do Novos Caminhos terão acesso facilitado a vagas na indústria

Indústrias poderão cadastrar vagas exclusivas na plataforma do Movimento SC pela Educação para que jovens que estão no programa participem de processos seletivos; integração na plataforma foi anunciada em evento realizado nesta quinta-feira (6), em Chapecó

Florianópolis, 6.10.2022 - Jovens egressos do programa Novos Caminhos poderão acessar oportunidades na indústria por meio da plataforma do Movimento Santa Catarina pela Educação. A integração dos programas foi anunciada nesta quinta-feira (6) em evento realizado em Chapecó que reuniu a diretoria executiva da Federação das Indústrias (FIESC), autoridades do poder judiciário e empresas parceiras do Novos Caminhos. A iniciativa é fruto de parceria entre a FIESC, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e tem o apoio de outras entidades.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, ressaltou que a plataforma aproxima pessoas que estão procurando emprego, por meio de cadastro de currículos, das empresas que oferecem e anunciam vagas no site. “A partir de hoje o Novos Caminhos passa a fazer parte dessa plataforma. Esse é mais um passo da Federação das Indústrias para oportunizar a esses jovens que estão nos serviços de acolhimento a possibilidade de emprego. Também contribui com os empresários, que passam a ter pessoas formadas e capacitadas para entrar no mercado de trabalho”.

O presidente do TJSC, João Henrique Blasi, enfatizou a importância dos parceiros que, há nove anos, com os mesmos ideais e objetivos, desenvolveram o Novos Caminhos. “O Tribunal de Justiça tem por missão institucional exercer a atividade jurisdicional. Porém, além dessa atividade fim, temos programas de elevado alcance social como é o caso do Novos Caminhos que se destina a acolher, a dar perspectiva de vida e possibilidade profissional para adolescentes egressos de casas de acolhimento”.

As parcerias e o início do programa também foram salientados pelo coordenador da Infância e da Juventude no TJSC, Sergio Heil, que lembrou que o Novos Caminhos iniciou com um projeto piloto na comarca de Chapecó, em 13 de agosto de 2013. “Desde então, com o êxito do programa e sua expansão para todo o estado, novas parcerias foram formadas. Nosso compromisso é atuar na oferta de serviços de educação, saúde, lazer e articulação para empregabilidade, além da busca de outras frentes de acordo com as necessidades apresentadas pelos serviços de acolhimento de cada município”.

O presidente da AMC, Marcelo Pizolati, enfatizou a participação das empresas que disponibilizam vagas de estágio e emprego aos jovens. “A Associação dos Magistrados Catarinenses apoia através dos juízes espalhados em todas as comarcas. Trabalhamos conjuntamente com todas as entidades parceiras em prol dos objetivos do programa. O momento de hoje é de gratidão a todos os envolvidos”.

:: Nove anos do programa
Transformar a realidade de crianças e adolescentes em situação de acolhimento para que conquistem uma vida digna e autônoma. Esse é o objetivo do Programa Novos Caminhos, criado em 2013 e que, até este ano, atendeu 789 crianças e 4.017 adolescentes. Durante esse período, foram feitas 11.919 matrículas em educação profissional e 911 jovens foram encaminhados ao mercado de trabalho, seja por meio da aprendizagem, do estágio ou do emprego efetivo.

Ao longo dos nove anos do programa, aderiram à iniciativa a Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Associação Catarinense de Medicina (ACM), a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), por meio do Serviço Social do Comércio (SESC).

:: Empresas parceiras
O diretor da Nutrata, Marlon Alessio, contou que a empresa passou a apoiar o programa neste ano. “É a maneira que temos para contribuir, acolhendo os jovens e dando uma oportunidade de trabalho. Sempre temos vagas disponíveis e priorizamos o crescimento dos colaboradores”, realçou.

Também é parceira do programa a Alcaplas, que realiza o projeto Tampinha do Bem com o apoio da FIESC e do Sindicato da Indústria do Material Plástico do Oeste Catarinense (Sindiplasc). Em um ano, foram coletadas mais de 15 milhões de tampas. O SESI e o SENAI são parceiros na coleta e o valor da venda é destinado para o Novos Caminhos. “Temos mais de 70 entidades parceiras que atuam com finalidade social, ambiental e educativa. A Alcaplas faz toda a logística e transforma esse plástico em novos produtos, atuando na logística reversa, na economia circular, na educação sobre reciclagem e, ao mesmo tempo, fazendo o bem para quem precisa”, salientou o empresário Alceu Lorenzon.

Saiba mais sobre as ações do Programa Novos Caminhos e sobre a plataforma do Movimento Santa Catarina pela Educação.

Com informações da MB Comunicação.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC