Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Parceria com indústria é diferencial da KarHub na venda de autopeças online

Abertura de centro de distribuição em Itajaí visa aproximar plataforma de e-commerce de fabricantes de SC e fomentar novas parcerias no estado, considerado estratégico para o futuro da empresa

Florianópolis, 26.09.2024 - Um dos pilares da estratégia da plataforma de e-commerce KarHub, o estreito relacionamento com a indústria, está no centro da decisão de ampliar a presença da empresa em Santa Catarina. Com cinco fornecedores entre fabricantes de autopeças e importadores no estado, a loja online de peças para o mercado de reposição inaugurou seu segundo centro de distribuição do país em Itajaí, há cerca de quatro meses.

Um dos sócios da empresa, Leo Canepa, explica que o modelo de negócio da KarHub é operar com estoque zero, focando na tecnologia e logística para atender pedidos de todo o Brasil. Hoje, o e-commerce conta com 135 mil itens à disposição na plataforma - a maior disponibilidade de itens entre as empresas do segmento no Brasil, segundo Canepa.

“O nosso modelo de prateleira infinita só é possível com a parceria com a indústria, distribuidores e importadores. A escolha por SC para abrir o segundo CD levou em conta a proximidade com a indústria e potencial de termos mais fornecedores entre os fabricantes catarinenses”, explica o sócio Emerson Martins.

Mas essa proximidade vai além da localização. Segundo Martins, a indústria tem sido uma grande parceira no desenvolvimento de soluções para otimizar fretes, por exemplo. “Nosso pedido chega para indústria em uma versão mais fracionada, que não era usual. Ao mesmo tempo, para poder oferecer frete grátis para compras acima de R$ 200, tivemos de encontrar juntos novas formas de acondicionar os produtos para reduzir o volume de embalagens. Estamos aprendendo a fazer juntos”, destaca.

A entrega de valor aos fabricantes vem em forma de inteligência de dados e também em vendas de itens menos usuais. “No mercado de autopeças,  existe uma concentração de vendas de muitas unidades de poucos itens. A indústria tem um estoque com muitos itens, mas 30% a 40% deles geram 80% das vendas. Ao oferecer uma enorme disponibilidade de produtos, a KarHub começa a vender coisas que a indústria não vendia.

Esse cenário, de acordo com Canepa, representa uma oportunidade para o lançamento de produtos. “Somos o maior vendedor de lançamentos de produtos de uma das indústrias com as quais nos relacionamos. Somos mais ágeis que o distribuidor, então atendemos uma dor da indústria”, avalia.  

Outro ponto positivo da estreita relação entre a plataforma e o setor industrial é a capacidade de municiar o parceiro com dados e informações sobre o mercado e os produtos. “Conseguimos dar um retorno para a indústria sobre o desempenho de vendas de seus itens, agregando em inteligência de dados para que o parceiro possa aprimorar seus produtos. Um exemplo é um produto que estava motivando o acionamento da garantia, ou seja, apresentando defeito. Demos esse retorno ao fabricante, que recolheu o produto”, destaca.  

Diferenciais 
Essa inteligência de dados é outro pilar da empresa, que desenvolveu um sistema de busca proprietário baseado em inteligência artificial para entregar o produto correto ao cliente. “Nossa busca identifica sinônimos, apelidos, diferentes grafia de nomes de peças, montadoras e marcas. Queremos ser o especialista para entregar a peça certa”, explica Martins.

Hoje, 40% das compras no portal são feitas por donos de veículos, outras 40% por mecânicos e oficinas e as 20% restantes são realizadas pelo pequeno varejo localizado fora de regiões metropolitanas.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn