Pamplona e Epagri desenvolvem fertilizante a partir de resíduos agroindustriais

Em reunião da Câmara de Meio Ambiente e Sustentabilidade da FIESC, representantes das empresas apresentaram o projeto de gestão de resíduos sólidos, que se iniciou em 2017

Florianópolis, 13.12.2022 - Um projeto conjunto da Pamplona e da Epagri desenvolveu um fertilizante a partir do uso de resíduos agroindustriais - que são transformados por meio da compostagem em um composto orgânico, que está em processo de registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o que permitirá o uso amplo do produto, inclusive em cultivos orgânicos. O case foi apresentado em reunião da Câmara de Meio Ambiente e Sustentabilidade da FIESC, nesta terça-feira, dia 13, pelo engenheiro ambiental da Pamplona, Natan Carlos Squerzzato, e pelo pesquisador da Epagri, Rafael Cantu.

O projeto está sendo desenvolvido por pesquisadores da Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI) na unidade de compostagem Lauro Pamplona, em Trombudo Central. Já foram feitos testes com o composto em cultivos de banana, rúcula e palmeira real, por exemplo, com resultados positivos. Squerzzato disse que esse sistema permite que a Pamplona reaproveite 86% dos resíduos, depositando somente 14% em aterro sanitário.

O presidente da Câmara, José Lourival Magri, destacou que esse é um projeto de economia circular. Ele também informou que, até o dia 19 de dezembro, está em curso a COP15 - conferência da ONU sobre biodiversidade. O gerente de meio ambiente e sustentabilidade da FIESC, Egídio Martorana, destacou a participação da indústria catarinense na COP27, a conferência do clima, realizada no Egito, em novembro.

Ainda no encontro, representantes da TRIS Ecotecnologia, da BEINTEC e da Cooperativa de Resíduos Inservíveis Reciclados (CRIR) apresentaram a atuação das empresas, voltada para a criação de soluções que transformam resíduos sólidos em combustível.