Palestra em Xanxerê aborda sucessão familiar em empresas

Tema foi desenvolvido pela Academia de Negócios da FIESC e integrou as comemorações do aniversário da ACIX

Florianópolis, 11.8.2023 - O desafio da sucessão nas empresas familiares foi o tema da palestra realizada na Noite Empresarial, realizada nesta semana em Xanxerê. O assunto foi trazido por Patrice Gaidzinski, psicóloga e consultora de empresas familiares, que revelou que mais de 85% das empresas de Santa Catarina são de controle familiar.

“Geralmente, é muito difícil para um empresário fundador de um negócio escolher ou estruturar de uma forma organizada o seu sucessor na gestão. Além disso, manter o negócio com sucesso e em contínuo crescimento pode suscitar sentimentos como competição e ciúmes e, entre irmãos adultos, estes são sentimentos que podem ser muito nocivos ao negócio e às relações familiares”, afirmou Gaidzinski.

O evento foi promovido pela Associação Comercial e Industrial de Xanxerê (ACIX), que está completando 53 anos, em parceria com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), por meio da Academia FIESC de Negócios.

“Nosso objetivo é promover reflexões e alinhamentos para a sucessão familiar. Esse tema é uma das frentes da Academia FIESC de Negócios, implantada em 2022 e que busca fortalecer a gestão das indústrias catarinenses”, afirmou Alceu Lorenzon, diretor da FIESC.

De acordo com Patrice, a sustentabilidade e a longevidade das empresas dependem também da consciência das famílias empresárias em fazer o correto gerenciamento das suas dinâmicas familiares, ressaltando o trabalho das gerações anteriores e preparando um projeto de lideranças futuras.

“Sucessão familiar é um assunto muitas vezes delicado nas empresas, mas que deve ser tratado com profissionalismo. Participar de palestras e ter consultorias para contribuir nesse processo e preparar as organizações é importante para que essa seja uma jornada leve e natural”, disse Waldemar Schmitz, vice-presidente regional oeste da FIESC.

O presidente da ACIX, Romeu Meneguzzi, salientou que reunir esforços para desenvolver as ações de interesse comum e promover o desenvolvimento de Xanxerê e região está no DNA da ACIX. Destacou ainda a alegria da entidade em reunir a classe para comemorar o 53o aniversário da associação.