Palestra aborda os desafios das relações trabalhistas

O juiz federal Marlos Melek participou de evento com lideranças industriais de Concórdia, Joaçaba e região, nesta quinta-feira, dia 7. O encontro foi promovido pelas vice-presidências regionais da FIESC no Alto Uruguai e no Centro-Oeste

Florianópolis, 8.12.2023 - O futuro e os desafios das relações do trabalho foram debatidos com lideranças industriais de Concórdia, Joaçaba e região, nesta quinta-feira, dia 7, durante encontro com a participação do juiz do trabalho Marlos Melek. O evento, organizado pelas vice-presidências regionais da FIESC no Alto Uruguai e Centro-Oeste, ocorreu em Concórdia, e reuniu cerca de 180 participantes.

No encontro, Melek abordou decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) como a contribuição assistencial, terceirização, os contextos de contratação de Microempreendedor Individual (MEI), além de orientar os participantes sobre contrato de trabalho e abordar o prestígio da convenção coletiva e acordo coletivo de trabalho sobre a lei.

“A palestra foi uma excelente oportunidade para que os empresários da região e o público em geral esclarecessem dúvidas sobre a legislação trabalhista. O palestrante interagiu e abordou o tema de forma leve e com muita profundidade. Acredito que as pessoas que assistiram à palestra saíram muito satisfeitas, pois conseguiram obter informações relevantes sobre o impacto das questões trabalhistas no dia a dia das empresas”, destacou o vice-presidente para o Alto Uruguai, Álvaro Luis de Mendonça.

“Foi um momento muito oportuno para ampliar os debates acerca das questões trabalhistas. Uma palestra que compartilhou conhecimentos essenciais para os mais diversos segmentos da sociedade. Da região Centro-Oeste, além de empresários, tivemos a participação de advogados, juízes e profissionais da área contábil. Ficamos muito satisfeitos com o evento, realizado de forma conjunta pelas duas regionais”, pontuou o vice-presidente para o Centro-Oeste, Márcio Luiz Dalla Lana.

“Um dos pontos que mais me chamaram a atenção na palestra foi sobre a relação empregado e empregador. As empresas precisam estar muito bem organizadas para evitar transtornos futuros. Acredito que o juiz Marlos Melek trouxe uma grande contribuição neste aspecto”, disse o empresário do setor de construção civil, André Pagotto.

“A competência técnica e a experiência de vida do Marlos Melek lançou luzes sobre a relação capital versus trabalho de maneira equilibrada e leve.  Ganhamos todos. Parabéns à FIESC pelo brilhante evento”, finalizou o advogado Eleandro Brustolin.

Em 2017, Melek integrou a Comissão de Redação da Reforma Trabalhista no Palácio do Planalto, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Ele é juiz federal do trabalho há 19 anos, é pós-graduado em direito e em administração de empresas e autor dos Livros: "Trabalhista! E agora? - onde as empresas mais erram” e “Trabalhista! O que mudou? – reforma trabalhista 2017.