Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Palestra aborda os desafios das relações trabalhistas

O juiz federal Marlos Melek participou de evento com lideranças industriais de Blumenau e região, na quinta-feira, dia 26. O encontro foi promovido pelas vice-presidências regionais da FIESC no Vale do Itajaí, Vale do Itajaí Mirim e Foz do Rio Itajaí

Blumenau, 27.10.2023 – O futuro e os desafios das relações do trabalho foram debatidos com representantes de indústrias de Blumenau e região, na quinta-feira, dia 26, durante encontro com a participação do juiz do trabalho Marlos Melek. A iniciativa foi realizada pelas vice-presidências regionais da FIESC no Vale do Itajaí, Vale do Itajaí Mirim e Foz do Rio Itajaí, no Centro Empresarial de Blumenau (CEB). Este foi o quinto evento de uma série que a FIESC vai realizar em todas as regiões catarinenses até dezembro. 

“A palestra do juiz Marlos é enriquecedora e contribuirá muito para o dia a dia das empresas e para conhecermos melhor o campo das relações do trabalho, disse o vice-presidente regional, Ulrich Kuhn.
“O juiz trouxe esclarecimentos importantes para a indústria. E o conhecimento que tivemos nos permitirá aprimorar a gestão das empresas no campo trabalhista”, declarou o vice-presidente regional da Federação, Edemar Fischer. Já o vice-presidente regional Maurício Cesar Pereira destacou que o evento demonstrou a preocupação que a FIESC tem com a indústria e os sindicatos que representam o setor. 

No encontro, o Melek abordou decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) como a contribuição assistencial, terceirização, os contextos de contratação de Microempreendedor Individual (MEI), além de orientar os participantes sobre contrato de trabalho e abordar o prestígio da convenção coletiva e acordo coletivo de trabalho sobre a lei.  

“Tivemos a aprovação da reforma trabalhista em 2017 e, aos poucos, a Suprema Corte vai decidindo determinados pontos. E quando o STF decide, então, passa a existir uma segurança jurídica. Mas quando a ação ainda está aguardando julgamento, naturalmente, que empresas, sindicatos e trabalhadores têm uma insegurança jurídica porque não sabem ao certo o que vai acontecer”, explicou. 

Em 2017, Melek integrou a Comissão de Redação da Reforma Trabalhista no Palácio do Planalto, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Ele é juiz federal do trabalho há 19 anos, é pós-graduado em direito e em administração de empresas e autor dos Livros: "Trabalhista! E agora? - onde as empresas mais erram” e “Trabalhista! O que mudou? – reforma trabalhista 2017.

Os próximos encontros estão previstos para serem realizados em Caçador, no dia 23 de novembro, e em Concórdia e Joaçaba, no dia 7 de dezembro. 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn