Opinião: O que fizeram com a Petrobras?

Confira artigo do presidente da FIESC, Glauco José Côrte, publicado nos jornais Diário Catarinense, A Notícia e Jornal de Santa Catarina nesta quarta-feira, dia 30 de março

O cearense Jesus Soares Pereira foi o mentor da lei 2.004, que criou a Petrobrás. Ele fazia parte da equipe de Vargas e junto com alguns economistas e intelectuais, como o paulista Monteiro Lobato, empunhou a bandeira “o petróleo é nosso”. Ambos tinham orgulho daquela que já foi considerada a nossa principal estatal.

Hoje, os resultados da Petrobras entristecem os brasileiros. O prejuízo de quase R$ 35 bilhões, mais do que falta de gestão, escancara os desajustes provocados por uma política lesiva aos interesses da Petrobras. Somado ao prejuízo de 2014, de cerca de R$ 22 bilhões, temos aí R$ 57 bilhões perdidos. O valor de mercado da empresa no dia 21 de março era de R$ 121,4 bilhões. O pico de valoração foi em 21 de maio de 2008, com R$ 510,4 bilhões. Desde então, o valor da estatal caiu R$ 389 bilhões.

A política de contenção dos preços dos derivados de petróleo contribuiu para represar a inflação, que explodiu superando a casa dos dois dígitos. Isso gerou problemas de caixa que foram agravados pelos bilhões de reais desviados para a corrupção.

A corrupção é um mal que deve ser combatido por todos. Não é possível aceitar que um cartel de empresas privadas, em conluio com o governo, prejudique o futuro do país.  Os Poderes constituídos, em especial o Judiciário, são a esperança para conseguirmos debelar esse mal que corrói as empresas e se infiltra pelos meandros do governo.

O que faz um país se desenvolver é o conjunto dos esforços do governo, das empresas, dos trabalhadores e das famílias. Mas, são as empresas que têm papel fundamental no desenvolvimento. Geram emprego, renda e arrecadação. Ao governo compete devolver à sociedade bons serviços, como, pelo menos, educação, saúde e segurança, além de garantir boa infraestrutura logística. Com o dinheiro arrecadado dos contribuintes, das empresas, dos trabalhadores e das famílias.

Que a atual fase de limpeza do Brasil contribua para recolocar o país no caminho do desenvolvimento sustentável. Essa é a nossa grande esperança!

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp