Opinião: Internacionalização das pequenas empresas

Veja o artigo do presidente da FIESC, Glauco José Côrte, publicado nos jornais Diário Catarinense e A Notícia nesta quarta-feira, dia 15 de abril

O pioneirismo da indústria catarinense na exportação tem direta relação com a sua competitividade. Ao buscar, há décadas, espaço para seus produtos fora do País, o setor passou a enfrentar um nível bem maior de exigência quanto à qualidade, serviços e relacionamento com o meio ambiente. Isso ajudou a colocar nossa indústria na vanguarda em inovação e sustentabilidade.

As estratégias internacionais são sempre de longo prazo e, em momentos de conjuntura desfavorável, podem sofrer adaptações, mas não devem ser abandonadas. Em parte por isso, com poucas exceções, a presença externa tem se restringido a empresas de maior porte.

Assim como as indústrias que se globalizaram, a FIESC mantém, sem interrupções, a agenda de apoio à internacionalização do setor. Entre as iniciativas estão as missões empresariais, promovidas desde a década de 1990. Elas oportunizam que as práticas dos empresários participantes sejam comparadas com o que há de melhor na indústria mundial. Agora queremos incentivar que indústrias de menor porte passem a explorar o potencial do mercado externo.

Um capítulo importante nessa estratégia será escrito em setembro, quando, por iniciativa da Confederação Nacional da Indústria e da FIESC, Joinville receberá o 33o Encontro Econômico Brasil – Alemanha. Nele serão debatidas as principais questões de interesse recíproco, com a presença de autoridades governamentais e lideranças empresariais brasileiras e alemãs.

Nessa semana, a FIESC, o prefeito Udo Döhler, de Joinville, empresários e representantes do governo do Estado cumprem agenda em Berlim e Hannover para promover o evento. A mensagem é clara:  o Brasil e Santa Catarina têm ótimas oportunidades de investimento e amplas possibilidades de ampliação das relações, sobretudo para as pequenas e médias empresas.

Assim como ocupamos posição de destaque no movimento de internacionalização da indústria brasileira, queremos agora ser referência na conquista do mercado externo pelas pequenas e médias empresas.