OPINIÃO: Inspiração para a indústria e para SC

Confira artigo do presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, publicado na edição de hoje, dia 19 de maio, no jornal Noticias do Dia, sobre a Ordem do Mérito Industrial.

Neste dia 19 ocorre a tradicional outorga da Ordem do Mérito Industrial, concedida pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) a pessoas que contribuem para o desenvolvimento da indústria e se envolvem com as suas comunidades. É um reconhecimento à liderança, à resiliência, à determinação e ao trabalho empreendidos na construção de uma indústria forte, robusta e competitiva, que transforma não apenas matérias-primas em produtos, mas, principalmente, pessoas e localidades.

Hoje, a comenda nacional será entregue a Carlos Rodolfo Schneider (Joinville) e a distinção estadual a Ademir Dalla Lana (de Luzerna), Gilberto Tomazoni (nascido em Ipumirim), Maitê Guadalupe Lang (Pomerode), Milton Hobus (Rio do Sul) e Valdir Moretto (Siderópolis).

Nada mais oportuno que nesta data a FIESC também revisite a sua história, reverenciando Celso Ramos (1897-1996), que em 1950 liderou a fundação da entidade e a presidiu até 1960, quando foi eleito governador do Estado. A homenagem se dará com a abertura da exposição “125 anos: o legado de Celso Ramos”, nas versões física (na FIESC até 16 de junho), e virtual (permanente, no site da entidade).
Com foco no desenvolvimento e investimentos em áreas vitais, incluindo educação, infraestrutura e saúde, Celso Ramos se consagrou pela visão estratégica e capacidade de planejamento. O Plano de Metas do Governo (Plameg), plataforma de seu mandato, foi elaborado a partir das conclusões do Seminário Socioeconômico, um amplo levantamento de desafios e soluções, com a participação de toda a sociedade, que a FIESC realizou em 1959 e 1960, ainda sob a presidência de seu fundador.

Para Celso Ramos, este processo aproximou o governo e a sociedade. E, no encerramento do seminário, ele deixou clara a sua confiança no setor empresarial, ao afirmar que contaria no governo com “o concurso dos impulsos criadores dos nossos homens de empresa, cujo espírito de colaboração e cuja ideia de liberdade se concretizam na própria realidade deste Seminário”.

Celso Ramos e os demais homenageados são exemplos de empresários forjados na luta diária e na busca incessante do desenvolvimento das empresas e da sociedade. Que suas trajetórias sigam inspirando mais catarinenses no empreendedorismo, pois esta é a base do sucesso de nosso Estado.