Como setor que induz a inovação e movimenta também os demais setores da economia, a indústria tem papel fundamental na promoção do desenvolvimento. Santa Catarina tem o parque industrial mais diversificado do país. Mesmo nos períodos mais difíceis, como o atual, ele tem se mantido forte e atuante. A força da indústria catarinense vem de todas as regiões do Estado, mas para que ela possa manter e ampliar sua contribuição precisa ser competitiva. Isso é algo que precisa ser planejado considerando as peculiaridades e desafios regionais, mas com uma mesma visão de futuro.
Sete fatores estruturantes, que funcionam de forma integrada, condicionam a competitividade da indústria: inovação e empreendedorismo; capital humano; internacionalização; infraestrutura; saúde e segurança; mercado e investimentos, além das políticas públicas.
É neste contexto que a FIESC lança a Agenda de Desenvolvimento Industrial Regional, cujo principal objetivo é motivar e engajar a indústria em uma agenda única, composta pelas principais demandas e pleitos priorizados em cada uma das seis mesorregiões catarinenses. O primeiro debate dentro dessa proposta ocorreu em Blumenau e o segundo será nesta quinta, dia 15, em Lages. Chapecó, Criciúma, Joinville e Florianópolis também sediarão o evento até o final do ano.
Desta forma, a FIESC inicia a fase do Masterplan, previsto no Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC 2022). Por meio do PDIC, 1,7 mil lideranças industriais, especialistas, governo e terceiro setor identificaram os 16 setores industriais com maior potencial de longo prazo e elaboraram rotas estratégicas para o desenvolvimento setorial.
Com a conclusão dessa nova etapa de debates regionais, Santa Catarina terá um mapa para orientar seu desenvolvimento, que será construído com a liderança da indústria e com o engajamento de todo o Estado nesta agenda compartilhada, o que promoverá um futuro mais próspero e equilibrado para os catarinenses.
Confira artigo do presidente da FIESC, publicado nos jornais Diário Catarinense e A Notícia nesta quinta-feira, dia 15 de setembro