OPINIÃO: Indústria, o coração de Santa Catarina

Confira artigo do presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, publicado no jornal Notícias do Dia, de Florianópolis, nesta quarta-feira (25), Dia da Indústria e do 72° aniversário de fundação da FIESC

A indústria move e transforma a economia, mas também os sonhos de milhões de pessoas. Isso é particularmente verdadeiro em Santa Catarina, um dos estados mais industrializados do Brasil. Assim, o Dia da Indústria, celebrado neste 25 de maio, ganha uma dimensão maior aqui. A Federação das Indústrias (FIESC) escolheu esta data, quando também festeja seu 72º aniversário, para lançar um  movimento de valorização do setor, com o mote “Indústria, o coração de Santa Catarina”.

Afinal, mais do que mercadorias, o setor produz impostos, renda e qualidade de vida. Responde por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense, o quarto maior PIB industrial do país. Mais importante: são 800 mil trabalhadores (34% da força formal de trabalho catarinense), sem contar os empregos que gera nos demais segmentos da economia. Por isso, podemos dizer que o setor cria dignidade em larga escala. Em 2021, a indústria de transformação do estado teve o terceiro maior crescimento de empregos no Brasil. Onde tem indústria, estão também os melhores índices de desenvolvimento humano.

A internacionalização é outro aspecto que diferencia o setor, responsável por mais de 90% das exportações do estado e que, com a importação de matérias-primas, movimenta nossos portos e todo o setor logístico.
Mas o sucesso de hoje não garante um amanhã promissor. Por isso, nesta data especial, a FIESC também lançará o Reinventa SC, programa por meio do qual o projeto Travessia, criado durante a pandemia, entra numa nova fase. Uma série de programas mobilizadores serão colocados em prática para ampliar cada vez mais a competitividade da indústria e, desta forma, o desenvolvimento do estado. Ao mesmo tempo, seguimos atuantes na defesa intransigente de um ambiente de negócio mais favorável à produção, com melhor infraestrutura, menos burocracia e um sistema tributário mais inteligente.

Empresários e trabalhadores têm todos os motivos para sentir orgulho de nossa indústria. A defesa do setor é o compromisso com uma Santa Catarina cada vez mais pujante, com perspectivas de um futuro melhor para todos e com grandes oportunidades para os jovens que chegarão ao mercado de trabalho. Feliz dia da indústria.