A indústria catarinense tem muitas histórias de superação para contar. Em um pequeno território, que corresponde a 1,1% de toda a superfície brasileira, industriais e trabalhadores construíram o quarto mais importante parque fabril do país, suplantando a distância dos grandes centros consumidores, crônicos problemas de infraestrutura, um persistente arcabouço normativo limitador do desenvolvimento e constantes adversidades, como os desastres naturais que afetaram o estado ou a pandemia que há 15 meses assola o planeta.
Há 71 anos, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) faz parte dessa história, sempre com o foco de estabelecer diálogos com o setor público e outros segmentos da sociedade, para construir um ambiente competitivo para a indústria de Santa Catarina. Nesta perspectiva, a FIESC realiza a defesa das reformas estruturais – sendo agora a vez da administrativa e da tributária – e da modernização da infraestrutura, além de atuar pelo incentivo à internacionalização, à inovação e promover programas de saúde e segurança no trabalho e a capacitação de profissionais para o setor. Estamos em permanente estado de alerta, atentos às demandas da indústria e às medidas que podem afetar, positiva ou negativamente o desempenho do setor.
Em 2021, a FIESC celebra pela segunda vez consecutiva o seu aniversário em meio à pandemia da Covid-19. A crise sanitária gerou prejuízos e incertezas na sociedade, particularmente na economia. Desde o princípio, a FIESC defendeu a manutenção das atividades econômicas com segurança e realizou inúmeras ações, entre as quais destaca-se o Programa Travessia, iniciativa focada na busca de um porto seguro para o período da pandemia e posterior a ela.
A FIESC olha para além da crise sanitária, que traz e ainda trará reflexos por longo período. Mas é preciso transformá-la em apenas mais um dos inúmeros percalços pelos quais a indústria de Santa Catarina já passou e que superou, reinventando-se a cada momento.
Confira artigo do presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, publicado no jornal Notícias do Dia, de Florianópolis, hoje, dia 25 de maio, data em que a FIESC completa 71 anos de fundação