Olsen desenvolve produtos em parceria com Ford e Bosch

Consultórios odontológicos móveis e motores elétricos mais eficientes estão entre os resultados

Florianópolis, 01.03.2024 - A catarinense Olsen, que fabrica equipamentos médicos, odontológicos e veterinários, firmou parcerias para o desenvolvimento de produtos com a americana Ford e a alemã Bosch. Os acordos envolvem consultórios odontológicos móveis em veículos utilitários e uma nova geração de motores elétricos para cadeiras.

Parceria com a Ford

A clínica odontológica móvel Olsen Odonto Nomad foi apresentada no 41º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, realizado no começo de 2024. A estrutura foi adaptada em um veículo da linha comercial da Ford e permite atendimentos em locais remotos. Tem capacidade para quatro consultórios odontológicos e um centro de esterilização, possibilitando o uso contínuo dos equipamentos.

O projeto desta unidade é resultado de uma parceria com a Ford do Brasil, que fornece o utilitário para a Olsen que, por sua vez, se encarrega do processo de adaptação e instalação de equipamentos. Para funcionar, a clínica odontológica precisa apenas ser conectada a pontos externos de água e energia elétrica.

Parceria com a Bosch

Em 2023, a Olsen e a Bosch renovaram a parceria para o desenvolvimento de novos produtos, desta vez focada na nova geração de motores elétricos que serão incorporados à linha 2025 de equipamentos da Olsen.

Este não é o primeiro trabalho em conjunto entre as empresas. No ano 2000, a Olsen propôs para a Bosch o desafio de desenvolver um sistema de propulsão por meio de atuadores lineares (dispositivos que fazem o movimento de deitar e levantar das cadeiras). Pioneiro, o projeto foi colocado em prática e reduziu o consumo de energia deste processo em 70%, quando comparado a um mecanismo similar, porém hidráulico.

Este padrão dos motores estabelecido pela Bosch na época se transformou em referência mundial e, 10 anos depois, contabiliza a comercialização de mais de 1 milhão de unidades.

Com informações da Olsen.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC