Olsen completa 44 anos e projeta expansão

A empresa opera com 100% de sua capacidade instalada e gera 350 empregos diretos.

A trajetória da empresa catarinense Olsen, fabricante de equipamentos médicos e odontológicos, começa de verdade em Mafra, Planalto Norte catarinenses. Mafra é local de nascimento do fundador da empresa, Cesar Augusto Olsen, em 1954. Ao contrário de muitos jovens de sua geração, Cesar não priorizou um curso universitário. Aliou suas habilidades pessoais em montagens com uma experiência em uma empresa de Blumenau e um curso de torneiro mecânico no Senai-SC para atuar em manutenção de equipamentos.

Essa atividade resultou em uma oficina para reformas e, depois, em linha de produção que originou a empresa atual. O processo fabril começou em Florianópolis, mas logo foi transferido para Palhoça, onde a empresa está até hoje. A Olsen tem data oficial de fundação no dia 4 de agosto de 1978.
A Olsen é uma empresa que fabrica soluções para profissionais da Saúde que atuam na Medicina e na Odontologia. No início, eram de 15 a 20 equipamentos fabricados por mês, quase que artesanalmente, etapa por etapa. Hoje são 8.500 por ano, a empresa opera com 100% de sua capacidade instalada. São produzidos equipamentos odontológicos em 5 linhas e os da linha médica em 9 tipos de conjuntos. A Olsen gera 350 empregos diretos.

Uma característica da Olsen que sobrevive desde o seu início até os dias de hoje, o domínio completo de todas as fases de concepção e de produção verticalizada de seus equipamentos, um aspecto que deixa encantados os que procuram a sede da fábrica para visitar as linhas de montagem, sobretudo os estrangeiros.

O crescimento foi acontecendo com o reconhecimento do mercado, graças ao constante aprimoramento aplicado aos conjuntos. Vieram as conquistas de certificações internacionais ISO e da Comunidade Europeia – CE, e mais recentemente, a FDA norte-americana, para onde a Olsen projeta sua estratégica expansão.

A estrutura comercial da empresa desenvolveu um formato de venda direta através de uma rede de filiais no estilo showroom, 15 atualmente além da matriz e também 15 franquias, chamadas de super lojas em cidades potenciais que não comportam uma estrutura de filial. A Olsen também possui uma unidade comercial de apoio nos Estados Unidos, onde atua em parceria com uma distribuidora local, a CeviMed.

O mercado interno concentra a maior parte da produção, ficando uma fatia de cerca de 15% destinada à exportação. Segundo Cesar Olsen, com a capacidade de produção no limite perante a atual estrutura da fábrica, a empresa terá uma nova sede para ampliar a produção dos atuais 900 equipamentos por mês para 1.500 equipamentos por mês, isso dentro dos próximos dois anos.

Outro dado relevante do atual momento da empresa. Como a produção opera no limite e com a demanda superando esta capacidade, o prazo de entrega a partir do equipamento comercializado é de 120 dias.
- Nos transformamos em reféns do nosso sucesso mas nada veio por acaso, é resultado de muito trabalho, visão de mercado, ousadia e inovação para estarmos sempre surpreendendo e encantando nossos clientes finais. Ter um equipamento da marca Olsen é um desejo do profissional de saúde e esse é um valor que lutamos diariamente para que ele seja preservado – afirma Olsen.

Com informações da assessoria de imprensa da Olsen