Oficinas e palestras sobre saúde mental marcam o dia da família na escola

A data foi celebrada em diversas escolas neste sábado (15) e visa conscientizar a comunidade da importância de participar da vida escolar dos estudantes; entidades que integram o Movimento Santa Catarina pela Educação participaram de visita ao Centro de Educação Profissional (CEDUP), em Joinville

Florianópolis, 15.04.2023 - O dia da família na escola foi celebrado neste sábado (15) em diversas escolas municipais e estaduais, da rede privada, além da rede escolar da FIESC (SESI e SENAI, com a Escola S), FECOMÉRCIO (SESC e SENAC), FAESC (SENAR) e FETRANCESC (SEST e SENAT). Oficinas e palestras sobre saúde mental reuniram pais e demais familiares para tratar do tema que guiou as atividades deste ano.

Entidades que integram o Movimento Santa Catarina pela Educação participaram de visita ao Centro de Educação Profissional (CEDUP) Dário Geraldo Sales, em Joinville. O diretor da escola João Carlos de Andrade recebeu os representantes da Secretaria de Educação do Estado, liderados por Sonia Fachinni, diretora de ensino da Secretaria de Estado da Educação, e Daniel de Aviz, gerente de operações do SESI e do SENAI na região Norte-Nordeste.

Daniel de Aviz falou sobre o papel da FIESC como entidade educacional. “A importância do Dia da família na Escola é engajar os familiares na jornada escolar, desde as nossas crianças, que fazem atividades conosco nas nossas escolas infantis, até os jovens que fazem atividades no SENAI, nos cursos técnicos, de aprendizagem industrial. Essa jornada visa engajar ainda mais a família, o estudante e a escola, fazer com que esse estudante consiga concluir o seu curso e chegar no mercado de trabalho”, destacou Daniel. Em Joinville, escolas do sistema FIESC receberam alunos e familiares na manhã deste sábado, com uma programação diversificada.

A diretora de ensino da Secretaria de Estado da Educação, Sônia Fachini, destacou a importância da participação da família em ambientes escolares. “O envolvimento das famílias dos estudantes é fundamental para garantir a qualidade de ensino. Os estudantes se sentem mais engajados e podem compartilhar com as famílias os aprendizados e ensinamentos”, finaliza.

Atenção à saúde mental

Em 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou sua maior revisão mundial sobre saúde mental desde a virada do século. O trabalho detalhado fornece um plano para governos, acadêmicos, profissionais de saúde, sociedade civil e outros com a ambição de apoiar o mundo na transformação da saúde mental.

O levantamento mostra que quase um bilhão de pessoas – incluindo 14% dos adolescentes do mundo – viviam com um transtorno mental. Além disso, 15% dos adultos em idade laboral sofreram com algum transtorno mental. Desigualdades sociais e econômicas, emergências de saúde pública, guerra e crise climática estão entre as ameaças estruturais globais à saúde mental. A depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC