Oeste de SC é maior do que se imagina

Revista da FIESC mostra como a indústria do Oeste se diversificou nos últimos anos graças ao empreendedorismo acima da média encontrado na região

Florianópolis, 30.3.2023 – A edição de março da revista Indústria & Competitividade, da FIESC, revela um universo ainda pouco conhecido em Santa Catarina: a pujante economia da região Oeste do estado que não está diretamente associada à cadeia produtiva de aves e suínos. A notável diversificação industrial em curso na região é fruto de ações empreendedoras arrojadas como as que estão relatadas na matéria de capa da revista.

🔹 Clique aqui para ler a nova edição!

Apesar das dificuldades logísticas e da longa distância dos centros consumidores, setores como o de madeira e móveis, material elétrico, metalmecânica, construção e até mesmo cervejarias artesanais ganharam fôlego, colaborando para a geração líquida de quase 40 mil vagas formais na indústria nos últimos 10 anos. A indústria de alimentos, por seu lado, passou por adensamento das cadeias produtivas ainda maior no período e ampliou o acesso a mercados.

A revista traz também uma entrevista exclusiva com o governador de Santa Catarina Jorginho Mello, que se diz preocupado com a perda de competitividade do Estado devido a fatores como a infraestrutura precária. Ele afirma que realizará empréstimos internacionais para cuidar das rodovias estaduais e que levará adiante projetos de ferrovias. Também se mostra disposto a debater com a iniciativa privada as melhores maneiras de endereçar os problemas mais urgentes do Estado.

Reportagem sobre inovação mostra que Santa Catarina está se tornando um polo de desenvolvimento de satélites, graças ao trabalho dos Institutos SENAI de Inovação e de outras instituições como a Universidade Federal de Santa Catarina. Além da tecnologia para os satélites, os Institutos SENAI e empresas do Estado avançam no desenvolvimento de aplicações para as informações obtidas com os artefatos.

Uma matéria sobre os novos cursos superiores do UniSENAI revela detalhes de como funciona a graduação dual, modalidade em que parte da carga horária dos cursos é realizada dentro de indústrias, valorizando o aprendizado prático. Os conteúdos são desenvolvidos em parceria com as indústrias e customizados de acordo com as necessidades setoriais e regionais de Santa Catarina.

A edição traz ainda o perfil de Micheli Poli Silva, diretora da Café Jurerê, e artigo de André Odebrecht, da Cassava S/A. Os dois industriais revelam o papel preponderante que a inovação tem na reinvenção e no crescimento de suas empresas.