O Grande Oeste é maior do que se imagina

Confira artigo do presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

Mario Cezar de Aguia, presidente da FIESC - Foto: Filipe Scotti

A região Oeste de Santa Catarina é amplamente reconhecida como um dos principais polos agroindustriais do mundo, responsável pela maior parte da produção de aves e suínos do Estado – que por sua vez é o maior exportador destes produtos no País. Paradoxalmente, a região é muito mal servida de infraestrutura, principalmente a de logística, o que põe em xeque a competitividade e a própria permanência da agroindústria. O atendimento a essa demanda crítica tornou-se, nos últimos anos, uma das mais importantes agendas da FIESC, que realiza estudos aprofundados, propõe projetos, articula o setor empresarial e cobra do poder público o encaminhamento de soluções.

O Oeste, entretanto, é muito mais do que aves e suínos. Com colonização tardia, que de fato começou quando o século 20 já ia longe, a região é um celeiro de empreendedores que prosperaram superando todo tipo de adversidades, como a distância dos principais centros e a falta de ligações logísticas. Mesmo com escassos investimentos e apoio estatal, o espírito empreendedor ergueu e segue fazendo crescer um tecido industrial diversificado e complexo.

É essa dimensão peculiar da região Oeste, nem sempre reconhecida à altura pelo poder público, investidores ou imprensa, que pretendemos retratar nesta edição, por meio de um conjunto de reportagens. Elas mostram que a indústria gerou, em setores diversos, um saldo de cerca de 40 mil vagas formais de trabalho na região nos últimos 10 anos, período que inclui a recessão de 2015/2016 e a pandemia de Covid-19, duas das maiores crises da história. Também contam detalhes da trajetória de alguns dos principais industriais da região, muitos deles vindos de famílias de agricultores com pouquíssimos recursos.

A edição traz ainda uma reportagem sobre um novo e bilionário mercado denominado “New Space”. Ele engloba a exploração espacial e o desenvolvimento de satélites e de serviços a eles relacionados pela iniciativa privada. A FIESC, por meio dos Institutos SENAI de Inovação, integra essa nova cadeia produtiva, da qual Santa Catarina tem tudo para se tornar um dos expoentes nacionais. Outra iniciativa da FIESC retratada na edição é a expansão do centro universitário UniSENAI. Com novos cursos superiores criados em parceria estreita com a indústria, que mesclam teoria e prática, a instituição forma capital humano sintonizado com as demandas e as transformações por que passa o setor.

Mario Cezar de Aguiar - Presidente da FIESC