Nugali elimina sacolas plásticas e adota material inovador

Fabricante de chocolates de Pomerode adotou bolsas feitas de amido de milho em suas lojas.

Pomerode, 20.7.2023 - Sacola plástica é coisa do passado nas lojas da Nugali Chocolates, em Pomerode (SC). O material que leva centenas de anos para se decompor foi substituído por bolsas feitas de amido de milho, que se desmancham em apenas seis meses. A troca ocorre em sintonia com o movimento Julho Sem Plástico e é parte de uma série de medidas da empresa pelo consumo sustentável.

Segundo a empresa, a sacola de bioplástico pode ser reutilizada para embalar resíduos domésticos, mas sem gerar lixo por gerações. Como é feita de material orgânico, pode até ser compostada para virar adubo.

O amido de milho foi adotado pela Nugali a partir da provocação de um fornecedor local, a RL Embalagens, que tinha a matéria-prima e a tecnologia necessária.

Com o abandono das sacolas plásticas e outras medidas, a empresa já reduziu em 85% as emissões gerais de plástico e em 98% as de plásticos que dificilmente podem ser reciclados ou compostados.

Lixo Zero

O conjunto de ações adotadas para reduzir a produção de lixo rendeu à Nugali o Prêmio Nacional de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Selo Lixo Zero. Uma das medidas foi o desenvolvimento da primeira embalagem de chocolate biodegradável do país. O biofilme que protege as barras é feito de papel kraft, biopolímero e alumínio, e se decompõe completamente em até dois anos.

Outra inovação é a transformação de um rejeito, as cascas das amêndoas de cacau, em adubo para jardinagem, disponível para compra no varejo. Do lado de fora da fábrica, há ainda uma composteira.

A Nugali também mantém um programa de logística reversa, que consiste na compra de créditos para compensar eventuais impactos de embalagens não recicladas após o consumo. A iniciativa gera renda para catadores e contribui para ampliar os índices de reciclagem no país.

Na sede da indústria, um sistema de captação de água da chuva reutiliza 30 mil litros por mês para limpeza e jardins. Placas fotovoltaicas produzem grande parte da energia consumida na fabricação de chocolates.

Julho Sem Plástico

O movimento Julho Sem Plástico é uma iniciativa global para conscientizar as pessoas sobre os impactos negativos do plástico ao meio ambiente, promover ações para reduzir sua utilização e buscar alternativas para os plásticos descartáveis. Criada pela Plastic Free Foundation, a campanha estimula ações individuais, de empresas, organizações, comunidades e governos.

Fonte: Nugali