Nugali Chocolates comemora 20 anos com produção verticalizada

Indústria de Pomerode controla a produção desde a plantação de cacau até a barra, o chamado bean to bar

Florianópolis, 1°.04.2024 - A Nugali Chocolates, de Pomerode (SC), completa em abril 20 anos produzindo 200 toneladas por ano e presente em quase 2 mil pontos de venda país afora. Foi a primeira marca nacional a controlar a produção desde a plantação de cacau até a barra - o chamado bean to bar - se consolidando como uma das líderes do segmento no Brasil e premiada internacionalmente.

Desde a fundação, os sócios Maitê Lang e Ivan Blumenschein, ex-executivos da Embraer, procuravam cacauicultores que desejassem transformar o próprio negócio, com foco em qualidade e não em volume. Assim surgiram as primeiras parcerias no sul da Bahia, mantidas até hoje.

“As cooperativas de cacauicultores com quem trabalhamos entenderam que o cacau fino é uma oportunidade de agregar valor ao insumo e acabar com a dependência dos grandes compradores. A passagem do tempo provou que nesta abordagem o negócio é mais sustentável e justo”, avalia Blumenschein.

Os chocolates bean to bar da Nugali têm mais sabor de cacau, menos açúcar e levam apenas ingredientes naturais. Em lugar das gorduras hidrogenadas, a empresa só usa manteiga de cacau. Até a baunilha é natural. Aromatizantes ou realçadores de sabor passam longe da fábrica.

Intensos e premiados

A qualidade superior permitiu outra inovação: os chocolates com alta concentração de cacau, também chamados de “intensos”. Ainda em 2004, a Nugali criou o primeiro produto 70% cacau do Brasil. Dois anos mais tarde lançou o primeiro 80%, chamado de Serra do Conduru em referência à região baiana onde tudo começou. Ele também foi o primeiro chocolate brasileiro a conquistar um prêmio internacional, em 2016.

De lá para cá, marcas nacionais passaram a marcar presença nos principais concursos do mundo. Só a Nugali já recebeu 35 medalhas no exterior, a mais premiada dentre todas as fábricas de chocolate do país.

“Os conceitos e práticas que a Nugali introduziu no Brasil há 20 anos hoje são mais do que tendência, eles vieram para ficar. O consumidor ganhou em diversidade de opções e em qualidade”, comemora Maitê Lang.

Além dos produtos, a Nugali inova em sustentabilidade. A empresa lançou a primeira embalagem de chocolates 100% biodegradável do país. A empresa detém o certificado Lixo Zero, com praticamente todos os resíduos emitidos na produção reciclados, reutilizados ou compostados. A postura inovadora rendeu à indústria catarinense o Prêmio Nacional de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2022.

Com informações da Nugali Chocolates.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC