Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Novos Caminhos completa dez anos e ganha projeção nacional

Programa criado pela FIESC, TJSC e AMC já realizou 13,5 mil matrículas na educação básica e profissional e gerou 1.156 contratos de emprego ou estágio para jovens e adolescentes acolhidos em abrigos catarinenses

Florianópolis, 22.8.2023 - Com um total de 13,5 mil matrículas em cursos de educação básica e 1.156 contratos de emprego ou estágio, proporcionados por 717 empresas, o Programa Novos Caminhos está completando dez anos de atendimento a jovens e adolescentes que vivem em serviços de acolhimento de Santa Catarina. A iniciativa surgiu em 2013, a partir de uma parceria inicial da Federação das Indústrias (FIESC), Tribunal de Justiça (TJSC) e Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), aos quais, posteriormente, se aliaram outras sete instituições públicas e privadas. A celebração foi marcada, nesta terça (22), por um ato de homenagens no auditório Teori Zavaski, do TJSC, seguido de debates e palestras sobre o tema. Representantes de outros seis estados estão em Florianópolis para conhecer a ação.

“Este programa não representa apenas educação, conhecimento, empregabilidade ou saúde para as crianças e adolescentes. Ele representa também cidadania e, acima de tudo, esperança”, disse o diretor institucional e jurídico da FIESC, Carlos José Kurtz, que representou o presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar. “As entidades parceiras e seus profissionais estão empenhados com o bem comum, não apenas em Santa Catarina, mas também no Brasil”, acrescentou Kurtz, em referência à nacionalização do Novos Caminhos, conduzida a partir de parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Oportunidade concreta

“Nestes dez anos, testemunhamos a realização de sonhos, que antes pareciam inatingíveis”, destacou o primeiro vice-presidente do TJSC, desembargador Altamiro de Oliveira. Segundo ele, os cursos oferecidos capacitam os jovens e permitem que seus talentos sejam descobertos. “O programa tornou-se uma oportunidade concreta para milhares de crianças e adolescentes de nosso estado”, acrescentou. Ele lembrou que ao completar 18 anos, os jovens acolhidos em 221 abrigos do estado precisam enfrentar sozinhos o mundo adulto. “Um curso profissionalizante e o encaminhamento ao mercado de trabalho é mais que um começo, é a possibilidade de um futuro promissor é a oportunidade de vida autônoma e digna”, afirmou. 

A primeira vice-presidente da AMC, Janiara Maldaner Corbetta, observou que a iniciativa tem forte influência na vida dos jovens atendidos. “Acima de tudo, o Novos Caminhos oferece estrutura e apoio para que os jovens tenham a oportunidade de transformar a vida e ter um verdadeiro recomeço”, disse. Ela agradeceu a confiança dos jovens e as entidades, profissionais e empresários envolvidos. “Todos aqueles que nos fornecem os meios para concretizarmos nosso ideal de transformar a realidade de tantas crianças e adolescentes em situação de acolhimento e que precisam desse apoio para ter uma vida digna e autônoma”, explicou.

Coordenador da Infância e da Adolescência no TJSC, o desembargador Álvaro Pereira de Andrade também agradeceu às entidades parceiras e pessoas que se empenharam no projeto. Ele destacou a primeira empresa a receber egressos do Novos Caminhos, a Alcaplas, de Xanxerê, e a mais recente, a Eletrobras. “Os jovens que aderem a esse programa se tornam protagonistas de suas histórias”, afirmou.

Homenagens

As homenagens reconheceram entidades e pessoas que contribuíram para o Novos Caminhos. Foram agraciados jovens egressos, pioneiros, como o ex-presidente da FIESC, Glauco José Côrte, e o ex-coordenador da Infância e da Adolescência, desembargador Sérgio Heil. 

Parcerias

Após a FIESC, TJSC e AMC, se integraram ao programa como parceiros o Ministério Público (MPSC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC), Federações da Agricultura (FAESC) e do Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG) e Centro Integrado Empresa Escola (CIEE). 

Nacionalização

A nacionalização do Novos Caminhos começou a se tornar realidade com a assinatura, em 14 de março, de um acordo de cooperação técnica entre os tribunais de Justiça de Santa Catarina e do Amazonas, o Conselho Nacional de Justiça e a Corregedoria Nacional de Justiça. 

Além disso, também com vistas à implementação do programa em seus estados, representantes dos tribunais de Justiça do Pará, Alagoas, Amapá, Tocantins, Rio Grande do Sul e Amazonas e da Associação dos Magistrados do Rio Grande do Sul, estão em Florianópolis para conhecer a ação. Eles participaram do evento desta terça, na quarta visitarão o SENAI em São José e na quinta-feira terão um encontro com integrantes do trabalho em Santa Catarina. 

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR
 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.