Novos Caminhos completa 11 anos; confira 11 perguntas e respostas sobre o programa

Iniciativa social da FIESC, Tribunal de Justiça de Santa Catarina e Associação Catarinense de Magistrados já atendeu 7,5 mil crianças, adolescentes e jovens

Florianópolis, 30.08.2024 – Novos Caminhos, programa social da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina e Associação Catarinense de Magistrados, completa 11 anos nesta sexta (30). Confira 11 perguntas e respostas sobre esta iniciativa que tem transformado a vida de milhares de jovens.

1) O que faz o programa?
Leva serviços de saúde, educação e formação profissional a crianças (maiores de seis anos), adolescentes e jovens que vivem em serviços de acolhimento de Santa Catarina.

2) Qual é o objetivo?
Proporcionar uma vida autônoma a eles. Como estão afastados da família, é preciso atuar para que estejam saudáveis, estudando e tenham oportunidades de trabalho para se sustentarem quando saírem dos abrigos.

3) Até que idade eles ficam abrigados?
Até os 18 anos. Quando completam esta idade, precisam deixar os serviços de acolhimento e prover a própria vida. E este é o grande desafio do programa: torná-los capazes de seguir a vida sozinhos.

4) Quantos serviços de acolhimento existem em Santa Catarina?
São 234. Juntos, abrigam 1,7 mil crianças, adolescentes e jovens.

5) Por que estão em abrigos?
Eles foram enviados aos lares provisórios, pela Justiça, por medida de proteção; muitos enfrentavam problemas como violência doméstica, morte dos pais ou abandono dos responsáveis. Nenhum deles está em conflito com a lei.

6) Quando o programa surgiu?
Em 2013, por meio de parceria entre FIESC, Tribunal de Justiça de Santa Catarina e Associação dos Magistrados Catarinenses. Outras instituições apoiam o programa.

7) Quantas crianças e adolescentes já passaram pelo programa?
De 2013 até julho deste ano, 7.548 crianças, adolescentes e jovens já passaram pelo Novos Caminhos. Só em educação básica e cursos profissionalizantes, foram 14.741 matrículas. No período, foram proporcionados 1.654 atendimentos psicológicos e odontológicos.

8) Quantos conseguiram emprego?
De 2013 até julho deste ano, 1.577 conseguiram trabalho; 30% deles em indústrias de Santa Catarina.

9) Na FIESC, quem trata diretamente com o programa?
As atividades são comandadas pela Gerência de Responsabilidade Social, que, além do Novos Caminhos, tem seis programas sociais (tratam de pessoas com deficiência, incentivos fiscais, voluntariado, oportunidades de trabalho, promoção da saúde e doação de móveis e equipamentos da indústria e de parceiros).

10) Na prática, qual o papel da FIESC no Novos Caminhos?
A FIESC atua em quatro frentes: Educação, Empregabilidade, Saúde e Articulação com o mercado.

11) Como eu posso ajudar?
Todos podem ajudar sendo voluntários. Podem, por exemplo, oferecer um curso ou oficina sobre a própria profissão; pode ser fotografia, barbearia, costura etc. Empresas podem oferecer oportunidades de trabalho e estágio, e fazer doações de material escolar, produtos de higiene, equipamentos de informática.

> Novos Caminhos já foi destaque no Jornal Nacional; reveja aqui.

> Para saber mais, acesse o site do programa.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas