Novos Caminhos celebra nove anos de atenção a crianças e adolescentes em SC

Por meio do programa lançado em 2013, SESI, SENAI e SENAC já realizaram mais de 11,7 mil matrículas em cursos de educação básica e profissional; termo de cooperação foi renovado nesta quarta-feira (31) com a adesão de novos parceiros

Florianópolis, 31.08.2022 - A Federação das Indústrias (FIESC) assinou nesta quarta-feira (31) a renovação do termo de cooperação para execução do Programa Novos Caminhos por mais três anos. Para marcar os nove anos da iniciativa, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) reuniu todos os parceiros em solenidade de homenagem aos 900 profissionais que atuam voluntariamente em todo o estado.

Desde 2013, 800 crianças e 4 mil adolescentes tiveram suas vidas impactadas por uma das quatro frentes de ações do programa. Os cursos oferecidos por SESI, SENAI e SENAC somam um total de 11.794 matrículas. As formações foram fundamentais para assegurar oportunidades de emprego. São pelo menos 895 jovens inseridos no mercado de trabalho, seja por meio da aprendizagem, do estágio ou do emprego efetivo.

“O Programa Novos Caminhos se consolidou como uma importante ferramenta para a inclusão no mercado de trabalho de jovens que vivem em casas de acolhimento. O empresário tem contribuído com esta causa e gerado oportunidades para que os adolescentes tenham acesso a emprego e renda”, destaca Mario Cezar de Aguiar, presidente da FIESC.

O diretor jurídico e institucional da FIESC, Carlos José Kurtz, participou da homenagem aos jovens João Vitor Barreto, Kevin da Silva e Nelson Matheus Frederic. Ele ressaltou que o programa permite algumas reflexões. “A primeira é de comemoração, porque depois de nove anos, depois de principalmente ter ouvido os depoimentos do João, do Kevin e do Nelson, é impossível não ser tomado pela emoção e ter a convicção, ter a certeza que estavam no caminho certo”, frisou. Kurtz acrescentou ainda que “um país com tantas distinções, em que a polarização se verifica, as instituições que estão aqui presentes dão um exemplo catarinense de como é possível ter mais do que harmonia entre os poderes e a instituição na construção desse bem comum”.

Outras três entidades se juntam ao programa: a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/Sc) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), por meio do Serviço Social do Comércio (SESC).

>> Histórias transformadas pelo programa

João Vitor da Silveira Barreto está concluindo a educação básica por meio da EJA, na faculdade municipal de Palhoça. Por meio do programa Novos Caminhos, frequentou cursos e oficinas como relações humanas, projeto de vida, empreendedorismo digital e profissões do futuro, entre outras. Atualmente, o jovem cursa aprendizagem industrial em edificações, no SENAI.

Kevin Goulart da Silva cursou aprendizagem industrial de mecânico de usinagem, no SENAI, e agora cursa o superior de tecnologia em processos gerenciais, no SENAC. “O programa foi uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Foram vários cursos no SENAI e no SENAC e, assim, consegui a minha independência financeira e concluí a minha graduação. Agora, quero fazer um curso de inglês e uma pós-graduação internacional”, revelou o jovem de Blumenau.

Outra história transformada pelo Programa Novos Caminhos é a de Nelson Matheus Hübner Frederic, foi o primeiro adolescente destaque do programa. Graduado em 2022 no curso superior de Tecnologia em Big Data e Inteligência Analítica pela Uniasselvi, atualmente é professor de física de jovens e adultos atendidos pela prefeitura de Florianópolis e técnico de planejamento e controle de manutenção na Cotesa Engenharia.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC