Novo Brasil Mais Produtivo aumenta competitividade das empresas

Consultorias já prestadas pelo Sebrae e pelo SENAI em SC levaram as indústrias atendidas a ganhos médios de produtividade superiores a 35%

Florianópolis, 10.04.2024 - Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Novo Brasil Mais Produtivo – programa que promove a produtividade e a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas industriais brasileiras – foi lançado no dia 16 de novembro de 2023. Conta com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que se unem à Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e aos executores do programa, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para a oferta de soluções que vão desde a sensibilização e engajamento, aumento de produtividade, aumento de eficiência energética até a transformação digital das indústrias.

“As consultorias anteriores prestadas em parceria entre o SENAI e o Sebrae mostram resultados impressionantes, nos quais as micro e pequenas empresas atendidas obtiveram ganhos médios de produtividade nos processos fabris superiores a 35%”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. “A melhoria do desempenho é de extrema importância, independente do mercado ou setor da economia. Todas as empresas, inclusive as pequenas, precisam estar preparadas para o mercado, que é cada vez mais competitivo”, acrescenta Aguiar.

O diretor técnico do Sebrae/SC, Fabio Búrigo Zanuzzi, reforça a importância dessa parceria técnica entre Sebrae e SENAI. “Aumentar a produtividade das micro e pequenas indústrias é fundamental para fomentar o desenvolvimento econômico de todo o estado. Com a execução desse projeto, unimos todo o conhecimento e expertise do Sebrae/SC no apoio às pequenas empresas, e do SENAI, que conhece bem as necessidades das pequenas indústrias, para que juntos possamos apoiar esses negócios a crescerem. Todo o conhecimento e know how das duas instituições serão somados para apoiar a competitividade dos pequenos negócios industriais, contribuindo diretamente para a geração de emprego e renda.”, comenta o diretor Fabio.

200 mil indústrias serão engajadas no programa

O programa destina R$ 2,037 bilhões para o engajamento digital de 200 mil indústrias, com atendimento presencial a 93 mil empresas até 2027. A Plataforma de Produtividade, em operação desde 31 de janeiro, serve como porta de entrada para as empresas participarem do programa. Além disso, elas terão acesso aos conteúdos complementares relacionados à produtividade e digitalização.

O novo Brasil Mais Produtivo está alinhado às diretrizes da nova política industrial brasileira, lançada pelo governo federal no dia 22 de janeiro, já que a missão 4 da Nova Indústria Brasil (NIB) trata da transformação digital da indústria como caminho para ampliar a produtividade e promover um salto de digitalização das empresas industriais brasileiras.

Aplicação de ferramentas de gestão e de produtividade

No programa, SENAI e Sebrae atuam de forma conjunta para identificar e diagnosticar gargalos de gestão e da produção, por meio de metodologias mais adequadas para as empresas atendidas.

Ao participar do programa, as empresas terão acesso a conhecimentos e ferramentas que incluem planejamento de gestão e adoção de melhores práticas de produtividade e gestão do negócio, realização de consultorias (manufatura enxuta) e eficiência energética, combinadas com o aperfeiçoamento da força de trabalho, além de transformação digital e projetos smart factories (fábricas inteligentes).

Na modalidade de transformação digital, as empresas serão inicialmente submetidas a um diagnóstico da maturidade para a adoção de tecnologias industriais inteligentes. Em seguida, com o resultado do diagnóstico, será elaborado um projeto customizado, que poderá ser submetido a uma linha de financiamento exclusiva e ao acompanhamento da implantação.

Modalidades

O novo Brasil Mais Produtivo contará com as seguintes modalidades de atendimento:

1. Plataforma de produtividade

- 200 mil micro, pequenas e médias empresas, de todos os setores, engajadas na plataforma do programa (www.brasilmaisprodutivo.mdic.gov.br). O acesso à Plataforma é completamente gratuito, tanto para as inscrições das empresas, quanto para a indicação do interesse nos produtos do programa ou para navegação no conteúdo disponibilizados por todos os parceiros institucionais, como conteúdos de cursos, materiais e ferramentas sobre produtividade e transformação digital.

2. Diagnóstico e melhoria de gestão

- 50 mil atendimentos  de inovação e melhoria da gestão com a metodologia ALI do Sebrae para as micro e pequenas empresas industriais, com ações 100% gratuitas.

3. Otimização de processos industriais – consultoria mais educação profissional

- 30 mil atendimentos às micro e pequenas indústrias e 3 mil atendimentos às médias indústrias, em consultorias especializadas, concomitantemente com a realização de assessoria em educação profissional para definição de trilhas de cursos de aperfeiçoamento profissional para os trabalhadores das empresas atendidas, com as metodologias do SENAI em manufatura enxuta e eficiência energética.

4. Transformação Digital

- Em 8,4 mil micro, pequenas e médias indústrias serão aplicados projetos de PD&I para o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias que acelerem a adoção de tecnologias 4.0. Os projetos serão desenvolvidos por 360 novos provedores de soluções tecnológicas.

Outros 1,2 mil atendimentos às médias indústrias em consultoria para um plano de transformação digital, além de acesso a descontos em cursos de pós-graduação.

Com informações da CNI e do SEBRAE/SC

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC