Novas contratações no setor de tecnologia podem injetar R$ 6 milhões na economia da Capital

Massa salarial é estimada com base na contratação de 150 novos profissionais; egressos da primeira edição do programa Floripa Mais Tec apresentaram projetos desenvolvidos ao longo da formação a empresas de tecnologia em evento promovido nesta quarta-feira (6)

Florianópolis, 6.12.2023 – Se 150 novos profissionais da área de tecnologia fossem contratados, com renda média de R$ 3,5 mil, a massa salarial desse grupo injetaria R$ 6 milhões na economia da Capital. A estimativa foi apresentada nesta quarta-feira (6), em evento promovido pelo programa Floripa Mais Tec para conectar egressos das formações oferecidas gratuitamente pela iniciativa e empresas do setor.

Henrique Blanck, líder do LAB 365 do SENAI, destaca que os dados ajudam a evidenciar a relevância do programa que é uma iniciativa da prefeitura de Florianópolis em parceria com a entidade da FIESC, Acate e Sebrae-SC. “Um profissional fullstack, por exemplo, passa por 900 horas de formação no programa. É um profissional completo e um dos mais demandados pelo mercado”, frisa.

Atualmente, 570 pessoas estão aptas para contratação, entre elas, Fernanda Linhares, de 43 anos, que decidiu migrar de carreira após anos de experiência no setor de turismo. “Foi desafiador porque eu queria a formação fullstack, mas não sabia nada sobre programação. Busco uma oportunidade no setor de TI para poder conciliar com a maternidade”, conta a egressa que veio do Espírito Santo e é mãe de um menino de seis anos.

Para José Patella, que hoje é acadêmico do curso de desenvolvimento de análise de sistemas, mas atua na área de saúde, a formação trouxe um conhecimento mais aplicado. “Na graduação, entendi que faltava mais prática e o Floripa Mais Tec conseguiu preencher essa lacuna. Agora terei uma formação ainda mais completa”, avalia.

Mariana Braga, sócia e gestora de pessoas da WK JobHub, conta que a empresa de consultoria com origem no Rio Grande do Sul tem atendido empresas catarinenses e a busca de talentos é incessante. “Nós temos um projeto que se chama Study and Go, no qual o profissional firma dois meses de contrato com a WK atuando dentro de um cliente nosso. Nesse período o profissional desenvolve não apenas hardskills, mas também softskills e depois ele pode ser contratado e seguir sendo um profissional júnior, pleno ou sênior, crescendo dentro daquela organização”, explica.

Programa desperta jovens e adultos para a tecnologia

A secretária de educação do município, Fabrícia Souza, destacou que 3 mil estudantes da rede municipal foram impactados pelo programa na primeira edição. “Desenvolver talentos, formar pessoas em tecnologia muito interessa para a educação. Hoje na rede municipal temos salas informatizadas em todas as 39 escolas, kits de robótica e professores de tecnologia”, exemplifica.

Moacir Marafon, vice-presidente de talentos da Acate, afirmou que o evento é a concretização do programa Floripa Mais Tec. “Temos 76 mil profissionais que trabalham no setor da tecnologia e 26% são empreendedores. É o setor mais democrático para empreender. Ideias simples podem se transformar em grandes negócios”, lembrou.

Paulo Menezes Rubin, analista de negócios do Sebrae, frisou que o Floripa Mais Tec é “um projeto estruturante para o ecossistema de inovação da Grande Florianópolis porque estamos formando mão de obra, habilitados para trabalhar em todos os lugares”.

Empresas que participaram do evento na Acate nesta quarta-feira (6) vão receber os currículos detalhados dos egressos do Floripa Mais Tec para análise.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC