Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Nova fábrica da GM fortalece polo automotivo, avalia FIESC

Investimentos na unidade de Joinville para implementação de novas tecnologias, ampliação de área e capacidade produtiva foi da ordem de R$ 1,9 bilhão

Florianópolis, 23.10.2019 – Com investimento de R$ 1,9 bilhão em novas tecnologias e edificações, a nova linha de motores da fábrica da General Motors de Joinville (SC) foi inaugurada nesta terça-feira (22), em cerimônia que também marcou a entrega da sexta edição do Prêmio GM de Sustentabilidade. 

“A fábrica de Joinville, que já era uma das mais modernas e sustentáveis da região e do mundo, agora é uma das operações de sistemas de propulsão com maior nível de automação. Isto foi viabilizado com os investimentos recentes”, revelou Marcos Munhoz, vice-presidente da GM América do Sul.

Para o presidente da FIESC, a expansão é um ganho para a indústria catarinense. “A nova fábrica da GM fortalece ainda mais o polo automotivo de Santa Catarina”, avalia Aguiar, que acompanhou a inauguração. 

Manufatura 4.0

Muitos processos da nova linha de motores da fábrica de Joinville da GM possuem nível de automação da indústria 4.0. “Temos, por exemplo, empilhadeiras autoguiadas realizando o abastecimento de componentes usinados e motores finalizados. Cerca de 20% da nossa frota de empilhadeiras são autônomas e as demais são equipadas com uso eficiente de energia limpa”, comenta Luiz Fernando Duccini, gerente geral da fábrica de Joinville.

Além disso, os dispositivos de automação da linha de montagem e usinagem de componentes escaneiam o código de cada peça e selecionam automaticamente o programa correto para fabricar aquele tipo de motor e ajustam os parâmetros de manufatura quando necessário. Entre os avanços tecnológicos implementados na fábrica está o monitoramento de consumo de utilidades de água, ar comprimido e energia por linha e processo produtivo, tanto no setor de usinagem de componentes, como na linha de montagem de motores.

A unidade de Joinville conta com 90 robôs operando um sistema integrado e inteligente, com todas as peças sendo monitoradas pelo seu número serial, permitindo registrar dados importantes de manufatura e qualidade. Com a nova linha, a capacidade produtiva da fábrica passa de 174 mil motores por ano para 410 mil unidades.

A GM tem em Joinville (SC) uma das fábricas mais sustentáveis do mundo. A unidade foi a primeira a implantar um conjunto de sistemas pioneiros na área de eficiência energética e proteção ao meio ambiente, com destaque para a energia fotovoltaica - gerada a partir da luz do sol, reciclagem de água industrial por meio de osmose reversa e tratamento inédito de efluentes e esgotos por meio de jardins filtrantes. A unidade também possui 100% dos resíduos industriais reciclados (zero aterro). 

Com informações da Assessoria da GM

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.