Florianópolis, 22.07.25 - A Federação das Indústrias de SC (FIESC) avalia como positiva a atualização da estrutura organizacional da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), com a criação da Diretoria de Regularização Ambiental. A medida configura mais um passo para a efetiva implantação do CAR (Cadastro Ambiental Rural) em Santa Catarina. A estrutura criada vai coordenar, dirigir e supervisionar todo processo de análise, avaliação e homologação do CAR.
O presidente da Câmara da Indústria Florestal, Odelir Battistella, destacou que a regulamentação e imediata implantação do CAR é um instrumento valioso para a efetivação dos instrumentos de proteção e desenvolvimento previstos no Código Estadual do Meio Ambiente.
Para o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, o CAR é uma ferramenta indispensável na valorização das legislações já consolidadas como instrumento de desenvolvimento sustentável. Para ele, o reconhecimento do Código Estadual também representa a valorização do pacto federativo. “Precisamos defender o código e aplicá-lo. O estado conta com 395 mil propriedades rurais e a demora na implantação do CAR gera insegurança jurídica para o pequeno agricultor e para as indústrias de base florestal”.
Criado em 2012, o CAR é auto declaratório e solicitado como documento obrigatório em projetos de investimento, custeios agrícolas e licenças ambientais. É um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Quer acesso direto a mais conteúdos como este? Assine a newsletter Indústria News e receba diariamente no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn.