Norberto Cubas da Silva deixa legado de inovação e promoção do diálogo

Ex-presidente da Wetzel faleceu neste dia 1º de maio, aos 85 anos de idade; em 2008, ele foi condecorado pela FIESC com a Ordem do Mérito Industrial

Florianópolis, 02.5.2023 - Morreu neste dia 1º de maio, aos 85 anos, o advogado, economista e industrial Norberto Cubas da Silva, que atuou na Wetzel S/A, de Joinville, entre 1967 e 2014, nos cargos de assessor jurídico (1967-1971), diretor-presidente (1971 a 2012) e presidente do Conselho de Administração (1996 a 2014). “Norberto sempre demonstrou uma grande capacidade de ouvir e aprender e uma preocupação com o desenvolvimento da empresa e da região”, afirma Mario Cezar de Aguiar, presidente da FIESC, entidade que, em 2008, concedeu a Norberto Cubas da Silva a Ordem do Mérito Industrial, a maior homenagem da indústria catarinense.

Durante o período em que esteve na presidência da Wetzel, Norberto investiu no desenvolvimento contínuo de tecnologias, qualidade e segurança, sendo o grande responsável por alavancar a atuação da empresa no setor automotivo. Sua gestão possibilitou ainda, em 1984, a abertura do capital para negociação de suas ações na bolsa de valores.

Cubas da Silva também presidiu, de 1978 a 1980, a Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), atuando, posteriormente, como membro do Conselho Superior da entidade. Também foi representante da região no Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). Ele integrou ainda o Conselho Consultivo de Desenvolvimento de Joinville, o Rotary e a Sociesc (Sociedade Educacional de Santa Catarina).

Natural de Campo Alegre (SC), formou-se em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Vale do Itajaí e em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas do Paraná. Recém-formado, Norberto associou-se ao amigo e também advogado Luiz Henrique da Silveira no comando de um escritório de advocacia na cidade de Joinville (SC), no qual atuaram lado a lado, até que Norberto assumisse o cargo de assessor jurídico na Wetzel e Luiz Henrique ingressasse na carreira política.

Em comunicado, a Wetzel informou que Norberto ingressou na companhia em 1967, na função de assessor jurídico, posição que lhe possibilitou ampliar o conhecimento dos negócios, implementar mudanças e ganhar a confiança dos demais dirigentes à época, para, em 1971, alçar ao cargo de diretor-presidente, o qual exerceu até 2012. Além de atuar como diretor-presidente, em 1984 Norberto tornou-se membro do Conselho de Administração da Wetzel, tendo assumido a presidência do Conselho em 1996, permanecendo no cargo até 2014.

Recebeu inúmeras homenagens e condecorações, destacando-se a Medalha de Mérito Carl Hoepcke, outorgada em 2005 pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Além de um grande líder e empresário, Norberto foi um pai de família exemplar, deixando enlutados sua esposa Inge Maria Wetzel da Silva; seus filhos André Luís Wetzel da Silva e Maria Elisa Wetzel da Silva; seus netos Nicole Carolina Wetzel da Silva, Alícia Carina Wetzel da Silva, Guilherme Gomes da Silva Moreira e Breno Gomes da Silva Moreira; sua irmã Ruth Silva; seus sobrinhos Rogério e Marília.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Wetzel

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC