Florianópolis, 20.08.2015 – A FIESC promoveu nesta quinta-feira (20), em Blumenau, a palestra Medula Óssea - uma esperança de Vida. O evento, que reuniu colaboradores de todas as casas da entidade, objetivou ampliar a discussão sobre o tema. A iniciativa integra as ações promovidas pela Federação no mês da saúde.
O palestrante Mario Jorge Veiros, relações públicas e voluntário do Hemocentro da FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marília, SP - falou sobre amor, religião e a importância das pessoas se tornarem voluntárias na doação. Foram realizadas duas turmas em Blumenau, a primeira às 10 horas no SESI, e às 14 horas no SENAI. O próximo encontro ocorre no dia 27 de agosto, às 13h30min, na FIESC, em Florianópolis.
Mais informações com Chris Bortoli Ribeiro, no ramal 51448.
Sobre a doação de medula óssea
A medula óssea é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções, sob anestesia, e se recompõe em apenas 15 dias. Os doadores preenchem um formulário com dados pessoais e uma amostra de sangue de 5 a 10ml para testes é coletada. São estes testes que determinam as características genéticas necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente.
Para ser um doador, a pessoa deve ter entre 18 e 55 anos de idade e boa saúde.