No Brasil, índice de reciclagem de plástico pós-consumo é de 23%

Tema foi abordado pela diretora de economia circular da Braskem na América do Sul, Fabiana Quiroga, em reunião da Câmara Ambiental e do Comitê de Logística Reversa da FIESC, realizada nesta quarta-feira, dia 6

Florianópolis, 6.9.2023 - No Brasil, o índice de reciclagem de plástico pós-consumo é de 23%, enquanto na União Europeia o percentual é de 40%. “Para darmos um salto no índice de recuperação de materiais, a economia circular implementada é fundamental”, disse a diretora de economia circular da Braskem na América do Sul, Fabiana Quiroga. Ela participou de reunião conjunta da Câmara de Meio Ambiente e Sustentabilidade e do Comitê de Logística Reversa da FIESC, nesta quarta-feira, dia 6.

No encontro virtual, ela também destacou os desafios do país para ampliar o uso de reciclados como matéria-prima na fabricação de produtos. Entre eles, destacam-se o alto custo, os sistemas regulatório e tributário e linhas de crédito. “Precisamos da soma de esforços para avançar”, disse. A Braskem, que fornece resinas plásticas para diversos setores e cadeias produtivas, atua com resina virgem, mas tem ampliado em seu portfólio o uso de resina reciclada.

Ainda na reunião, o presidente da Editora Expressão, Rodrigo Coutinho, apresentou um resumo dos projetos industriais que foram vencedores da 29ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia, entregue em agosto. Clique aqui e conheça as vencedoras. As inscrições para a 30ª edição do prêmio já estão abertas e devem ser feitas clicando aqui

Um dos cases vencedores do prêmio em 2023, na categoria reciclagem, foi o da Flexcotton, de Santo Amaro da Imperatriz. A empresa reaproveitou fibras de algodão vindas do setor têxtil — que antes eram enviadas para aterros sanitários — e as transformou em matéria-prima para fabricação de produtos de higiene pessoal, como hastes flexíveis (cotonete), algodão multiuso e compressas de algodão. A coordenadora de meio ambiente da companhia, Wendy Lopes, apresentou detalhes do case, além das ações de gestão ambiental praticadas pela empresa.

Ao final do encontro, a relatora da Câmara Técnica de Licenciamento do Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente), Schirlene Chegatti, apresentou um panorama do andamento da revisão das resoluções sobre licenciamento ambiental que tramitam no Conselho.