Ricardo Bristotti entrou na Embraco em 2011 e desde então desempenhou diversas funções executivas dentro do conglomerado

Florianópolis, 18.08.2026 – A Nidec Global Appliance (GA), plataforma de negócios do grupo Nidec, detentora da marca Embraco, anuncia Ricardo Bristotti como seu novo presidente. O executivo assume a liderança para impulsionar uma nova fase de crescimento e fortalecer o portfólio global da companhia.

Nos últimos 15 anos, Ricardo construiu uma carreira que abrange os segmentos de eletrodomésticos e industrial, tendo começado em 2011 na Embraco (adquirida pela Nidec em 2019). Desde então, atuou em diversas áreas, como Planejamento Estratégico, Cadeia de Suprimentos e Vendas & Marketing, culminando, em 2021, em sua nomeação como Vice-presidente do segmento de compressores residenciais (Home Appliances).

Em 2023, se mudou para a França para atuar como líder da plataforma Comercial & Industrial (C&I) para Europa e Ásia, ampliando sua expertise para motores industriais de grande porte.

“Estou muito feliz em retornar à Global Appliance, trazendo uma visão mais ampla do grupo. Como presidente, meu foco será acelerar o crescimento, tanto no segmento de refrigeração comercial quanto no de aquecimento, ventilação e ar-condicionado (HVAC), ao mesmo tempo em que seguimos fortalecendo a presença de mercado do nosso portfólio para equipamentos residenciais, aplicações para serviços de alimentação, médicas e industriais”, afirma Bristotti.

A trajetória do executivo combina experiência técnica e gestão de negócios em ambientes internacionais. Ele agora retorna ao Brasil para liderar a estratégia global da plataforma, fortalecendo a inovação, a proximidade com o cliente e a competitividade das marcas - entre elas a Embraco, que nasceu em Joinville e conquistou o mercado global ao longo de seus 55 anos de história.

"Temos um portfólio sólido e um time altamente qualificado para responder às profundas transformações do setor. Nosso foco será ampliar ainda mais o que fazemos de melhor: desenvolver tecnologias e inovações para soluções que ajudem nossos clientes a entregar mais eficiência energética, confiabilidade e sustentabilidade ao mercado", afirma Ricardo Bristotti.

Sobre Ricardo Bristotti

Brasileiro, Ricardo Bristotti é bacharel em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), possui MBA pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e especialização em Gerenciamento de Projetos pela George Washington University (ESI).

Sobre a Nidec Global Appliance

Com mais de 12.400 funcionários, 19 unidades e 5 escritórios comerciais em 9 países, a Nidec Global Appliance fabrica e comercializa soluções para aplicações comerciais e residenciais. Seu portfólio inclui soluções Embraco e U.S. MOTORS® para refrigeração, aquecimento, ventilação e ar-condicionado, motores Nidec para lavadoras, secadoras e lava-louças residenciais, e motores e bombas FIR para serviços de alimentação e diversas aplicações comerciais e industriais.

A Nidec Global Appliance é uma Plataforma da ACIM (Appliance, Commercial and Industrial Motors), uma Unidade de Negócios da Nidec Corporation.

Fonte: Nidec

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação

Quer acesso a mais conteúdos como esse? Assine gratuitamente e receba a newsletter Indústria News direto no seu e-mail, no WhatsApp ou no LinkedIn.

Tags

Notícias relacionadas