Neste sábado: SESI realiza mostra de projetos que promovem educação científica e tecnológica

Abertos ao público e gratuitos, eventos serão realizados em 17 cidades de SC, expondo trabalhos desenvolvidos com a abordagem STEAM, que integra conteúdos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática

Florianópolis, 27.9.2023 - As Escolas SESI, de ensino básico, localizadas em Santa Catarina promovem no sábado, 30, uma mostra de projetos desenvolvidos por estudantes dentro da metodologia STEAM, abordagem que integra conteúdos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. A metodologia consiste na realização de projetos que abrangem as diversas áreas do conhecimento, de maneira holística, ou seja, com uma visão do todo. Aberta ao público e com entrada gratuita, a 1ª Mostra Científico-Pedagógica (Mostra STEAM) será realizada nas cidades de Blumenau, Brusque, Chapecó, ConcórdiaCriciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Bento do Sul, São José, São Miguel do Oeste, Tijucas, Tubarão e Videira.

Para a entrada, será feito registro do visitante. Clique aqui para antecipar sua inscrição.

“Há uma estreita relação entre entender como funcionam determinados fenômenos e como fazer determinados processos vinculados a temas científicos e tecnológicos”, explica o diretor de Educação e Tecnologia da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Fabrizio Machado Pereira. Neste contexto, os conhecimentos, práticas e ferramentas da Ciência e da Tecnologia são interpretados pela Engenharia – envolvendo processos de criação e prototipagem – e pelas artes – com processos criativos e pensamento crítico – e são estruturados pela linguagem matemática. “Esta integração dos conteúdos desenvolve a capacidade de compreender e resolver problemas reais e complexos, sensíveis aos indivíduos e à sociedade, e alinhados aos objetivos educacionais”, acrescenta Pereira.

Em cada cidade, são inúmeras atrações. Em Joinville, por exemplo, serão expostas reproduções de personagens do cinema confeccionadas em impressora 3D, em ambiente educacional. Darth Vader, da franquia Star Wars, com 2,18 metros, e o Homem de Ferro, da franquia do Universo Cinematográfico Marvel, com 2,03 metros são duas das maiores peças fabricadas no Brasil no processo de manufatura aditiva.

Clique no link para saber detalhes da Mostra STEAM em

Chapecó