Florianópolis, 22.07.2025 – De fevereiro a julho de 2025, a ação mensal Sábado Solidário arrecadou 11,4 toneladas de alimentos na Grande Florianópolis, informou nesta terça (22) o Banco de Alimentos de Santa Catarina (BASC).
Durante a ação, voluntários identificados ficam nas entradas de supermercados parceiros, explicam o que é o BASC e convidam os clientes a doarem alimentos não perecíveis.
O presidente da instituição, Sandro Volpato, diz que, para as necessidades da região, seria necessário ter arrecadado mais de 20 toneladas no período. “É muito bom ver as pessoas entendendo nossa ação e ajudando. Mas temos um desafio grande, e toda ajuda é bem-vinda.”
Além do Sábado Solidário, o BASC faz outras campanhas de arrecadação e recebe doações diretas de alimentos e financeiras. Saiba mais aqui.
PARCERIA
Criado em outubro de 2022, o BASC é uma organização civil sem fins lucrativos que atua para erradicar a fome e a insegurança alimentar em Santa Catarina. Desde a fundação, já distribuiu mais de 100 toneladas de alimentos para instituições cadastradas no estado.
A iniciativa reúne parceiros como Rotary Club, Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Federação dos Engenheiros Agrônomos (FEAGRO), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), Fundação Hermon, Unisul, NSC Comunicações e Grupo ND.
A FIESC, uma das mantenedoras e fundadoras do BASC, atualmente preside a organização. A entidade também cede espaço no Centro Logístico do SESI/SC, em São José, para o armazenamento dos alimentos.
DESAFIO
Santa Catarina tem 859 mil pessoas em situação de pobreza (vivem com menos de R$ 22 por dia) e 105 mil em extrema pobreza (vivem com menos de R$ 7 por dia), segundo dados do IBGE de dezembro de 2024.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas