Nesta terça (28), SENAI entrega laboratórios abertos para inovação em Florianópolis e Criciúma

Na primeira atividade, alunos do ensino médio realizam Grand Prix de Inovação, uma imersão de 30 horas em busca de soluções para problemas das cidades e da indústria

Florianópolis, 27.11.2017 – Estudantes do Ensino Médio SENAI Conecte em Florianópolis e Criciúma participam, nos dias 28 e 29 de novembro (terça e quarta) do Grand Prix de Inovação, no qual eles permanecerão 30 horas em imersão, em busca de soluções de problemas da sociedade. A atividade, que tem o objetivo de estimular a cultura de inovação entre os estudantes, será iniciada logo após a entrega dos Laboratórios Abertos nas duas unidades, nesta terça (28), às 10 horas.

Durante o período proposto e divididos em grupos, os estudantes vão se debruçar sobre desafios que lhes serão apresentados, por empresas e instituições. Em Florianópolis, os desafios serão levados pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e devem abordar problemas da cidade (mobilidade, acessibilidade, limpeza e lixo, iluminação, segurança, comunicação com o turista), oferecendo um conceito de smart cities. Em Criciúma, os alunos serão provocados a apresentar soluções para duas indústrias – a Plasson (em sistemas de alimentação para avicultura e suinocultura) e Cerâmica Elizabeth. As soluções devem ser prototipadas, aproveitando os recursos oferecidos pelos laboratórios abertos (impressoras 3D, cortadoras a laser, ferramentas digitais, entre outros equipamentos).

“Nessas atividades práticas, queremos estimular os estudantes a abrir suas mentes para a busca de soluções que podem ser disruptivas para os problemas reais da sociedade e da indústria. A ideia é que eles fujam do convencional a partir de uma base real, factível e viável”, afirma o diretor técnico do SENAI/SC, Maurício Cappra Pauletti.

O Ensino Médio Conecte, curso técnico em informática integrado ao ensino médio, tem o propósito de desenvolver nos estudantes competência em lógica da programação, considerada a linguagem do século XXI, além de habilidades como protagonismo, liderança, fluência no idioma inglês, assertividade, autoconhecimento e trabalho em equipe. Essas habilidades são reforçadas pela metodologia, que contempla a oferta de “Clubes” oferecidos no contraturno escolar, como o Clube Inglês, Clube ENEM, Clube Empreender, Clube Criative-se e Clube de Vida e Carreira.

O SENAI/SC já tem laboratórios abertos, que facilitam às pessoas transformar ideias em produtos e inovações, nas cidades de Tubarão e Joinville. Ambos foram implantados em 2017.

SERVIÇO:

Entrega de Laboratório Aberto do SENAI em Florianópolis e Criciúma

Dia 28/11 (terça-feira) – 10 horas

Grand Prix SENAI de Inovação

Das 11 horas do dia 28/11 (terça-feira) às 17 horas do dia 29/11 (quarta)

No SENAI em Florianópolis (Rod. SC 401, 3.730 – bairro Saco Grande) e

No SENAI em Criciúma (Gen. Lauro Sodré, 300 – bairro Comerciario)

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina