Nesta quinta-feira, FIESC apresenta análise do comércio internacional de SC

Documento traz pesquisa com o desempenho das empresas exportadoras e importadoras de SC, e será apresentado durante o evento Road Show, da CNI, em Florianópolis

Florianópolis, 8.9.2015 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) apresenta nesta quinta-feira (10) a análise do comércio internacional do Estado, durante o evento “Road Show: promovendo iniciativas de facilitação do comércio”, que será realizado na FIESC, em Florianópolis, das 9h30 às 16h30. O documento será lançado às 9h45. O encontro é realizado em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Veja abaixo a programação completa.

A análise aborda a evolução recente e as perspectivas de crescimento no curto e médio prazos da produção e do comércio mundial, além de apresentar o desempenho das empresas exportadoras e importadoras de Santa Catarina, com foco nas atividades internacionais.

O Road Show é voltado a empresários, executivos e profissionais que operam no comércio internacional, despachantes aduaneiros, operadores logísticos e agentes de carga. O encontro contará com representantes da Receita Federal do Brasil, Ministério do Desenvolvimento (MDIC), da Embaixada Britânica e do Instituto Procomex.

No evento também serão apresentados: o Portal Único de Comércio Exterior, o Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado (OEA) e o sistema CAPTA.

O Portal Único é uma inciativa do MDIC e da Receita Federal, com contribuição do Instituto Procomex e da CNI, que visa à reformulação dos processos de importação, exportação e trânsito aduaneiro. Também busca estabelecer processos mais eficientes, harmonizados e integrados entre todos os envolvidos no comércio exterior.

O Programa OEA é uma iniciativa para certificação de empresas atuantes no comércio exterior, com o propósito de acelerar o despacho de mercadorias na aduana e garantir maior segurança e competitividade para o País.

O CAPTA é uma iniciativa do MDIC junto com a Embaixada Britânica, em parceira com a CNI, para divulgação de tarifas, de regras de origem, dos compromissos de serviços previstos nos acordos comerciais em vigor e das preferências tarifárias que o Brasil recebe ou concede.

Clique aqui e faça a inscrição para o evento.

Veja a programação completa

9h15 às 9h30 – Credenciamento

9h30 às 9h45 – Abertura

9h45 às 10h45 – Apresentação Análise do Comércio Internacional Catarinense