Nesta quarta-feira (24): FIESC entrega Prêmio de Jornalismo

Classificação final será conhecida na solenidade de premiação que ocorre na sede da Federação, em Florianópolis, a partir das 19 horas; profissionais finalistas atuam em veículos sediados em Florianópolis, Rio do Sul, Caçador, Blumenau e São Bento do Sul

Florianópolis, 23.11.2021 - A Federação das Indústrias (FIESC) anuncia nesta quarta-feira (24) a classificação final dos vencedores do Prêmio FIESC de Jornalismo 2021. Os nove trabalhos, três em cada categoria (áudio, texto e vídeo), foram publicados em veículos sediados em Florianópolis, Rio do Sul, Caçador, Blumenau e São Bento do Sul. No total, a edição deste ano do Prêmio recebeu 179 inscrições.

A premiação totaliza R$ 81 mil, sendo, em cada categoria, R$ 15 mil ao primeiro colocado, R$ 8 mil ao segundo colocado e R$ 4 mil ao terceiro colocado.

A comissão julgadora foi composta por Andréa Leonora, Andressa Fabris, Arnaldo Zimmermann, Cristina De Marco, Fabiana Piccinin, Flávia Guidotti, Guilherme Diefenthaeler, Hélio Ademar Schuch, Luís Gustavo Fusinato, Marco Aurélio Gomes, Marcos Bedin, Rita de Cássia Lombardi, Schirlei Alves, Sonia Giaretta e Vera Sommer. Os 15 integrantes da comissão  (cinco em cada categoria), são profissionais e professores de jornalismo.

Realizado há mais de três décadas, o Prêmio FIESC de Jornalismo é um dos mais antigos reconhecimentos à imprensa catarinense em vigência. É uma realização da FIESC, em parceria com a Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e conta com o apoio do SESI, SENAI, Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), Associação de Diários do Interior de Santa Catarina (ADI-SC), Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori-SC), Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas de Santa Catarina (Sindejor-SC), Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina (SERT-SC) e Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC).

Veja abaixo os finalistas do Prêmio FIESC de Jornalismo 2021
(as equipes estão listadas em ordem alfabética e seus integrantes conforme citados na inscrição)

Vídeo
Dener Alano, Carolina Assis, Danielly Witt, Felipe Sayão, Júlio Ettore, Daniella Coriolano, Marcos Schmitt, Renato Soder e Thiago de Moura (NSC TV) – reportagem: Petróleo em Santa Catarina: Extração pode gerar empregos, mas atividade tem riscos ambientais.
Fabian Londero, Marina Dalcastagne, Daniella Coriolano, Fernando Carmo, Bruna Andrett, Felipe Sayão e Fábio Cardoso (NSC TV) – reportagem: A força da indústria de SC!
Luan Vosnhak (NDTV | Record TV) – reportagem: Desafios e projetos em intermodalidade para o crescimento de SC.

Áudio
Cristiane Faustino Martini (Grupo de Comunicação Difusora) – reportagem: Projeto Eco Responsável dá destinação adequada a mais de 9 mil toneladas de resíduos têxteis de empresas do Alto Vale do Itajaí.
Eveline Poncio, Ânderson Silva, Gilberto Denezio Pereira, Rodolfo Coelho, Vicianna Cruz, Jorge de Oliveira Júnior (Rádio CBN Diário) – reportagem: A cifra fantasma: quanto Santa Catarina deixa de arrecadar por problemas nas rodovias que cortam o Estado.
Juciele Marta Baldissarelli (Rádio Caçanjurê - RBV Rádios) – reportagem: O apagão da mão de obra na indústria catarinense.

Texto
Estela Benetti, Pedro Machado, Tayna Gonçalves, Patrick Rodrigues e
Tiago Ghizoni - Diário Catarinense e Jornal de Santa Catarina– reportagem: A terra do emprego
Layra Diandra Olsen, André Lima, Anna Carolina Azêdo, Matheus Müller e  Cesar Daniel Bail (Jornal A Gazeta) – reportagem: A força da indústria contra a Covid