Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Negócios e parcerias educacionais são destaque na missão da FIESC aos EUA

Durante agenda em Boston, o presidente da entidade, Mario Aguiar, e diretores, visitaram o MIT e reuniram-se com o cônsul-geral do Brasil para discutir negócios e inovação


Florianópolis, 5.10.2023 - Durante agenda em Boston nesta quarta-feira, dia 4, o presidente da Federação das Indústrias (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, e diretores da entidade que integram a missão aos Estados Unidos, visitaram o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e reuniram-se com o cônsul-geral do Brasil em Boston, o diplomata Santiago Irazabal Mourão.  “Temos grande interesse em firmar convênios com o MIT porque temos a Academia FIESC de Negócios e discutimos parcerias que poderão dar resultados muito positivos”, afirmou Aguiar ao final dos encontros. 

“Na nossa gestão, estamos focando muito na qualidade do ensino oferecido por SESI e SENAI e identificamos aqui possibilidades de parcerias para melhorarmos cada vez mais a capacitação profissional dos nossos trabalhadores e também na formação dos nossos alunos”, explica, salientando que o encontro com o embaixador foi muito importante para avançar nessa área. “Ele nos deu boas sugestões. Na região de Boston tem muitas startups. Nossa indústria tem demandas e podemos conciliar esse encontro para desenvolver cada vez mais o setor”, disse o presidente da FIESC. 

O cônsul afirmou que Santa Catarina é um polo muito importante de crescimento, principalmente na área de inovação. “Todos sabemos que Boston e região são o centro da criatividade e da inovação. E os contatos são fundamentais porque as empresas brasileiras vêm aqui e identificam oportunidades”, declarou, ressaltando que os visitantes têm contato com cientistas e estudantes brasileiros que estão nos Estados Unidos e integram projetos relevantes. “E esse contato com empresários brasileiros é fundamental. É importante esse fluxo permanente”, resumiu.  

Aguiar lembra que Santa Catarina tem indústrias que são referência tanto no mercado nacional quanto internacional. Entre elas, citou a Portobello, que vai inaugurar uma fábrica, no dia 14 de outubro, no estado do Tennessee, além de Weg e Tupy. “O Brasil tem muito potencial e esse potencial é muito evidente em Santa Catarina”, completa. 

Ainda na área educacional, Aguiar salienta a importância dos encontros no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e no Banco Mundial, realizados em Washington. “É uma agenda positiva em que estivemos com bancos importantes, que têm projetos no Brasil. Queremos nos aproximar ainda mais porque Santa Catarina tem potencialidades muito grandes, com demandas enormes, que poderão ser financiadas – tanto na questão dos investimentos públicos quanto privados”, destacou. “Inclusive há possibilidade de o SENAI fazer convênio com o Banco Mundial para incrementarmos as instalações em Santa Catarina”, acrescentou.

Negócios: O presidente da FIESC destaca, ainda, que um dos objetivos da missão é identificar potenciais compradores para os produtos catarinenses. “Os Estados Unidos são o principal destino das exportações do estado, mas podemos incrementá-las, principalmente, nesse momento em que os países estão buscando fornecedores mais próximos dos centros de consumo. Pela qualidade e competitividade da nossa indústria, podemos ampliar o comércio com o mercado americano”, ressaltou.

Nesta quinta e sexta-feira, o grupo cumpre agenda em Nova York, com visita à Google e às universidade de Columbia e Cornell para conhecer as iniciativas da Cornell Tech, campus de pós-graduação e centro de pesquisa, da Emerging Markets Institute e o programa executivo MBA Americas. 
 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn