Na FIESC, setor da moda realiza segunda imersão para reinvenção dos negócios

Encontros integram a agenda do MBR PRIORI - Moda, uma pós-graduação voltada à transformação das empresas do setor têxtil, moda, confecção, couro e calçados de Santa Catarina

Florianópolis, 7.10.2022 - Com a missão de definir impacto e propósito, executivos do setor têxtil, moda, confecção, couro e calçados de Santa Catarina participaram nesta sexta-feira (7) da segunda imersão do Master Business Reinvention (MBR) PRIORI - Moda. O encontro ocorreu na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina, em Florianópolis, e é promovido pela Academia FIESC de Negócios.

Tiago Grandi, consultor da Stratega, conduziu as atividades do dia que visam traçar o roadmap de reinvenção dos negócios. Além de definir a visão de futuro e de impacto, os participantes estabeleceram temas de negócios e fundação estratégica para avançar no roadmap. “A estratégia mora na interface, na relação com os investidores, na transação com clientes  e a reinvenção deve ser constante. Hoje vamos nos dedicar a construir temas de negócios, como sementes das futuras estratégias”, explica Grandi. Ao final do dia, as empresas terão uma nova base para desenhar as estratégias para curto, médio e longo prazo. “Teremos um novo ponto de vista de como se desenvolver nos próximos anos”, acrescenta.

Os executivos que participam da imersão realizam diversas atividades ao longo do dia. O MBR PRIORI oferece linguagem, framework, técnicas e ferramentas para transformar os temas de negócios em domínio estratégico. “Se há apenas cópias de boas práticas, todos ficam iguais. Estratégia é diferenciação, por isso, estar livre para pensar diferente é importante”, frisa Grandi.

🌿 Sustentabilidade baliza qualquer negócio, mas no setor da moda é vital
Hoje, reinventar o negócio exige que a pauta inclua o tema sustentabilidade (ESG), alerta Grandi. Por isso, na segunda imersão da formação executiva, os participantes definiram quais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os chamados ODS, estão alinhados ao negócio e precisam ser incluídos nas estratégias. “É preciso identificar com quais deles a empresa está alinhada, estabelecendo desse modo, estratégias para alcançá-los”, afirma.

✍️ Prática é diferencial em formação executiva
Oto Morato Alvares, dean acadêmico da Academia FIESC de Negócios, afirma que a imersão é o momento mais ‘hands on’ da formação. “Hoje eles vão dar o rumo da transformação que eles querem que aconteça na empresa. Já levantaram um turbilhão de insights e agora vamos ajustar isso”, explica.

O próximo módulo do programa abordará excelência e crescimento, com masterclass no dia 14 de outubro conduzida por Gil Karsten. Além de facilitar o networking e estimular a formação de alianças setoriais, o MBR PRIORI - Moda oferece aprofundamento teórico, prática com o apoio de ferramentas internacionais, acompanhamento e mentoria. Ao final, as empresas participantes vão obter um roadmap de reinvenção do negócio.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC