Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Na FIESC, ministro da CGU apresenta pacto pela integridade empresarial

Iniciativa estimula empresas que atuam no país a assumir, voluntariamente, compromisso público com a integridade empresarial; FIESC já é signatária desde 2010 de outro pacto que combate a corrupção

Florianópolis, 02.08.24 - A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) recebeu nesta sexta-feira, dia 2, o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, para falar sobre o Pacto Brasil Pela Integridade Empresarial. A iniciativa estimula empresas que atuam no país a assumir, voluntariamente, compromisso público com a integridade empresarial.

Saiba como aderir.

O ministro está em visita a todos os estados para divulgar a iniciativa. ”A integridade empresarial é uma agenda global que vem se ampliando para outras áreas e que demanda da CGU uma integração disciplinar com temas relacionados ao meio ambiente, questões sociais e de governança”, afirmou Marques de Carvalho.

Com ajuda da tecnologia, a CGU tem atuado de forma preventiva em diversas situações. Exemplo disso é a análise feita pelo robô Alice (Analisador de Licitações, Contratos e Editais) nos contratos das rodovias BR-282 e BR-158, em Santa Catarina, que resultou numa economia de R$ 64,8 milhões. 

“A Federação é parceira de iniciativas que vão ao encontro de coibir a corrupção. Será uma oportunidade divulgar o programa da CGU aos nossos associados. O empresariado de SC tem a tradição de fazer a coisa certa, da maneira certa e pelo motivo certo”, destacou o diretor institucional e jurídico da FIESC, Carlos José Kurtz.  

Patricia Maria Quintanilha de Moura, superintendente da Controladoria Regional da União no Estado de Santa Catarina, e Micheli Poli Silva, vice-presidente regional da FIESC na região Sudeste, também participaram do encontro na sede da FIESC.

Quem pode aderir

A participação das empresas é voluntária e realizada pela submissão do Termo de Adesão assinado em sistema da CGU e pela realização da Autoavaliação das medidas de integridade, no prazo de até 180 dias após a assinatura do termo.

Ao aderir ao Pacto Brasil, a empresa manifesta publicamente o seu compromisso com a integridade empresarial. Com isso, ela demonstra o compromisso com a ética, a preservação ambiental e o respeito aos direitos humanos e trabalhistas. Com a adesão, a empresa também sinaliza a parceiros de negócios e a toda sociedade que compreende a integridade como elemento essencial e demonstra engajamento com um ambiente corporativo mais justo, íntegro e competitivo.

Compliance na FIESC

A FIESC consolidou nos últimos anos seu Programa de Compliance e Gestão de Riscos, ferramenta que norteia os princípios e os atos de colaboradores, clientes, fornecedores e demais públicos. 

Além da gestão dos canais de ouvidoria e ética e do mapeamento de mais de 600 riscos corporativos e de negócios, a Federação realiza capacitações sobre as ferramentas ouvidoria, código de ética e de conduta e também gestão de riscos. A entidade possui políticas de consequências, conflito de interesses, relacionamento com fornecedores e aderiu ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção do Instituto Ethos. 

A FIESC também é signatária do pacto lançado pela CGU em 2010 contra a corrupção. 

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn