Na FIESC, lideranças debatem atualização do Simples Nacional

Representantes do setor de bebidas discutiram a inclusão do segmento no regime tributário diferenciado

Florianópolis, 10.7.2015 – Lideranças do setor de bebidas, especialmente de micro e pequenas empresas, participaram de encontro na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) para debater estratégias de inclusão do segmento no Simples Nacional. A reunião foi realizada em conjunto com a Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, presidida pelo deputado Jorginho Mello. O evento foi ocorreu na tarde desta sexta-feira (10), em Florianópolis.

No dia 22 de junho, a Federação sediou seminário em que o ministro Afif Domingos apresentou proposta de projeto que busca a atualização do Simples Nacional. O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, salientou que o projeto apresentado facilitaria a vida das micro e pequenas empresas, reduziria a burocracia e ampliaria as oportunidades de expansão do segmento. “Micro e pequenas constituem a maioria das empresas do Estado, geram receita, empregam e mantêm em muitos municípios a economia em operação”, afirmou, destacando que nem todas as cidades têm grandes e médias empresas instaladas. Neste caso, “são as micro e pequenas que mantêm a economia funcionando. Portanto, temos que fazer um grande esforço no sentido de que seja valorizado e reconhecido o papel que exerce o segmento em Santa Catarina e no Brasil”, disse Côrte.

Jorginho Mello, por sua vez, falou que a ideia é colocar a matéria em votação na Câmara dos Deputados em agosto. Ele ressaltou que há dificuldades para aprovação, mas que pode surgir em Santa Catarina uma estratégia para vencer os obstáculos. “A partir de uma estratégia podemos ser mais fortes e vitoriosos. Queremos o sucesso da aprovação e vamos atuar de forma organizada. Colocar dentro do Supersimples todo esse segmento é necessário e justo”, concluiu.

A reunião desta sexta-feira faz parte de uma mobilização nacional. Por meio dos encontros, que têm sido feitos em diversos Estados, é possível dar contribuições ao relatório que está sendo elaborado no âmbito da comissão especial que debate alterações no regime atual. Participaram representantes de empresas fabricantes de vinho, cachaça, cervejas artesanais e licores.

O presidente da FIESC destacou ainda o trabalho que o deputado tem feito para criar um ambiente institucional melhor para as micro e pequenas. “Temos encaminhado muitos pleitos ao Congresso Nacional e encontrado no Jorginho um grande defensor dos pleitos da indústria catarinense”, afirmou.

Dâmi Cristina Radin
damicr@fiesc.com.br